É clichê: crise em chinês (ou seria japonês?) significa “oportunidade”. O que ninguém diz é oportunidade para quem. E como? Bem, o Mapa das Franquias te diz.
Entrevistamos executivos de duas redes que estão faturando com consertos de peças usadas e manutenção quando ninguém tem dinheiro para comprar nada novo. Uma é a Linha e Bainha e a outra, a Bono Pneus.
A Linha e Bainha é uma franquia que atua no ramo de costuraria expressa, realizando reparos e customizações em peças masculinas e ferminas. Trabalha ainda com artigos de cama, mesa e banho e peças infantis, dentre outros. Nosso bate papo foi com Danielle Dennys, gerente de Marketing do Grupo Acerte, detentora da Linha e Bainha.
Já a Rede Bono Pneus é um revendedor multimarcas de pneus que oferece grande variedade de serviços relacionados a under car (parte baixa do carro) e atende 10.000 veículos por mês. O entrevistado foi Flávio Antônio da Silva, diretor de expansão da rede Bono Pneus.
Confira a seguir como essas duas franquias estão dando a volta por cima em plena crise.
Mapa das Franquias: Com a crise, é comum as pessoas optarem por consertos em vez de adquirir produtos novos. Esse fenômeno tem beneficiado a Linha e Bainha?
Danielle Dennys (Linha e Bainha): Temos percebido que os brasileiros estão com um novo comportamento, com o consumo mais consciente. Tem sido necessário frear os gastos e se adequar à realidade econômica enfrentada pelo país. Eles têm pensado duas vezes antes de comprar novos bens e visto nas reformas e consertos uma alternativa para economizar.
Mapa das Franquias: No caso da manutenção de veículos, isso também se aplica?
Flávio Antônio da Silva (Bono Pneus): Sim, e é exatamente isso que está acontecendo. Houve uma mudança de hábito que há tempos não acontecia, ou seja, as pessoas que tinham costume de trocar o carro a cada dois ou três anos, estão procurando “manter o que tem” e em bom estado de conservação e rodagem. Com isso, estão buscando os centros automotivos para realizarem manutenções reparatórias em seus veículos, inclusive, aqueles que são mais prevenidos (minoria), estão realizando manutenções preventivas (arrumar ou trocar antes que estrague).
Mapa das Franquias: Quais as peças de roupas mais procuradas para conserto e por qual público?
Danielle Dennys (Linha e Bainha): Entre os serviços mais procurados estão: barras, ajustes simples e, claro, reparos e customização de peças em geral. Os valores para realização de reparos iniciam em R$10 e podem ir até R$50, dependendo do tipo de peça.
Para dinamizar os negócios, foram lançados:
– Serviço Expresso, que atende as necessidades de entrega rápida dos clientes em 24 horas. Isto foi feito de modo a proporcionar qualidade e rapidez aos serviços.
– Parcerias com grandes marcas do seguimento varejista para a realização de ajustes e reparos, o que agregou credibilidade aos serviços.
– Novos serviços para o consumidor final, como Consultoria de Estilo/ Personal Stylist, Personal Shopper/ Compra Personalizada, Personal Organizer/ Consultoria para Organização, Personalização e Customização de Peças com o apoio de estilistas.
Mapa das Franquias: E no caso da Bono Pneus? Quais os mais serviços procurados?
Flávio Antonio da Silva (Bono Pneus): Troca de pneus, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e troca de pastilhas de freios são os serviços e produtos mais procurados. Houve mudanças sim, destacando: migração de marcas consolidadas para marcas mais baratas.
Mapa das Franquias: Como foi o desempenho da rede este ano e como ela espera fechar 2016? Tem planos para crescer no ano que vem?
Danielle Dennys (Linha e Bainha): Desde março/2015 a Linha e Bainha tem registrado em suas unidades um aumento na demanda de reforma e customização de peças. Só no primeiro bimestre de 2016 foi registrado um aumento progressivo de 30% no faturamento, juntamente com o número de atendimentos das lojas.
Flávio Antonio da Silva (Bono Pneus): Nosso segmento não sofreu tanto, porque as pessoas ainda preferem andar de carro, do que de transporte público, que ainda está muito aquém do esperado. Pretendemos finalizar 2016 com um crescimento em torno de 10%. Até o final deste ano serão mais cinco nova lojas Bono Pneus abertas em todo o Brasil. Para 2017 estamos muito confiantes num crescimento entre 15 e 20%.
Mapa das Franquias: Qual é o perfil de seus franqueados?
Danielle Dennys (Linha e Bainha):
O PERFIL DO FRANQUEADO IDEAL
a) o Franqueado deverá se envolver diretamente na operação de sua franquia, portanto ter um perfil empreendedor é essencial, além da disponibilidade de tempo para acompanhar o crescimento de seu negócio. Deve ter no mínimo 25 anos de idade, ter finalizado o ensino médio, mas preferencialmente também o nível superior;
Ele deve residir na cidade que pretende implantar a franquia durante todo o prazo da concessão e ter sinergia com o modelo de negócio, o mercado de costuras e moda.
Mapa das Franquias: Que benefícios eles têm ao ingressar na franquia em vez de fazer costuras e reparos sozinhos?
Danielle Dennys (Linha e Bainha): O mercado se torna cada vez mais competitivo e se aventurar com uma marca própria aumenta os riscos de investir, ser um franqueado e ter o respaldo para quem nunca foi dono do seu próprio negócio faz toda a diferença. Outro fator importante é que o consumidor cada vez mais quer utilizar uma marca que tenha padrões de atendimento e qualidade no mercado.
Mapa das Franquias: Qual é o perfil de seus franqueados? É preciso entender muito de carro para ingressar na rede?
Flávio Antonio da Silva (Bono Pneus): “Ex”-executivos que se “desligam” das empresas e empresários que querem diversificar seus negócios. Não é necessário que entenda de carro para ter uma franquia Bono Pneus. O importante é que goste e se identifique com o segmento de Centro Automotivo, que tenha tempo para se dedicar ao negócio e que goste de lidar com pessoas.
Mapa das Franquias: Por favor, cite uma lição aprendida com a crise.
Danielle Dennys (Linha e Bainha): Com a crise e a queda das vendas no varejo crescem as oportunidades de reparos em roupas e a necessidade de repaginação no guarda roupa das pessoas que utilizam a customização para dar nova cara para a calça que vira uma bela saia ou bermuda, na blusa que ganha detalhes com tendências de moda, a geração y com olhar no guarda roupa da avó para ter uma peça vintage e com isso cresce a procura por serviços com qualidade e rapidez. A crise também fez com as pessoas se preocupassem mais com a saúde pois as empresas esperam maior produtividade e com isso a mudança de comportamento com a alimentação e atividade física as pessoas ganham nova silhueta e precisam também dos ajustes de suas peças.
Flávio Antônio da Silva (Bono Pneus): Interessante que, em toda situação de crise, sempre haverá situações que vão nos tirar da “zona de conforto” e isso é um fator que pode ser revertido em benefícios e melhorias para a empresa. No nosso caso, por exemplo, podemos destacar que conseguimos melhorar a gestão do nosso negócio, fomos buscar e desenvolver novas parcerias, conseguimos otimizar a nossa estrutura existente, entre outros.
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