Sistema de negócios das Drogarias Poup Aqui oferece modelo mais reduzido e com maior rentabilidade

Dirigida por um grupo de quatro empresários especializados na área de farmácia, a rede de Drogarias Poup Aqui, nasceu em São José do Rio Preto em 2014. Conduzida sobre os princípios de um conceito inovador, a empresa se destaca diante do mercado competitivo. O sistema de negócio apresenta um modelo que se difere do convencional, ou seja, a marca aposta em uma estrutura mais compacta, em venda em escala e baixo custo de operação.

Segundo o diretor executivo da Poup Aqui, Evandro Rodrigues, economia é o sinônimo do empreendimento – o que gera bons resultados. “Toda economia feita na operação vai para o preço final dos produtos sob forma de descontos. Trabalhamos com um mix mais enxuto – até 50% menos que as farmácias tradicionais, mas de forma mais inteligente e com controle de estoque muito apurado. O que nos faz promover alto giro de produtos com valor menor de estoque”, explicou.

Público Alvo
E quem ganha com a medida é a sociedade. Neste caso, especificamente, o público C e o D, que é o alvo da Poup Aqui. “Nos últimos 10 anos vimos o crescimento destas classes sociais. Percebemos que o poder aquisitivo mudou para melhor, e com isso, a demanda pela compra de medicamentos foi intensificada. A crise que ocorreu nesses últimos dois anos, também fez as pessoas nos procurarem mais. Já que elas passaram a priorizar a economia e a escolha por preços mais acessíveis”, revelou o empresário.

Modelo de negócio
Com o modelo de negócio fazendo sucesso no mercado, a rede resolveu entrar para o franchising. Após 12 meses de experiência, em 2015, houve a inserção no ramo de franquias. De lá pra cá, a marca começou seu processo de consolidação do nome e conquistou com seu plano de negócios 15 unidades.

Entre as vantagens que oferece está a possibilidade de pessoas não formadas na indústria farmacêutica em conduzir o empreendimento. Isso, porque a rede afirma proporcionar ao investidor, todo o respaldo. “Ele precisa apenas ter tempo para se dedicar e desenvolver habilidades. Não precisa ser do setor ou ter conhecimento específico, pois cuidamos de boa parte dos processos e acabamos facilitando muito o desenvolvimento do negócio”, explicou.

Respaldo que é derivado de um grupo fortalecido pelo amplo conhecimento de mercado. “Todas as pessoas envolvidas nos processos tem larga experiência no setor. Há uma transferência muito acentuada de conhecimento e segurança na operação para os franqueados, que, além de contar com este know-how, tem acesso a uma marca com forte apelo comercial, suporte em marketing, treinamentos, compras e gestão. Todos estes fatos associados ao sucesso da marca neste curto espaço de tempo acabam gerando atração e segurança para investidores, além de ser inovador”, falou Rodrigues.

Prospecção de negócios

Crescendo a passos largos, a rede estuda métodos para chegar em todo o território nacional. “Estamos impactando muito o consumidor nas regiões onde abrimos nossas unidades – surpreendemos o mercado e o consumidor. Nosso objetivo é chegar a 20 unidades até o fim de 2016 e 50 unidades até o fim de 2017. E para isso, começamos agora uma movimentação de expansão com diversas ações para levar nossa proposta ao empresariado”, explicou Evandro.

A priore, a franqueadora tem como objetivo alcançar cidades do interior de São Paulo, como: Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru e Barretos – posteriormente, o restante do estado e a grande capital. “Neste momento tivemos essa decisão movidos pela questão de logística, facilidade e custos. Estamos focando em cidades num raio de 200 km de Rio Preto, iniciando nosso plano de expansão no modelo espiral”, esclareceu o diretor.

Planos audaciosos fazem parte do processo. “Planejamos fazer a marca se estabelecer como referência em preço baixo no segmento. Além disso, nossa maior proposta é oferecer aos investidores uma marca forte e muito rentável. No mercado, o resultado líquido não ultrapassa 6%, inclusive entre as grandes redes, já o nosso modelo tem gerado quase o dobro dessa rentabilidade”, falou o empresário.

Definitivamente 2015 foi um ano de muita aprendizagem. Com as imperfeições reparadas, e os acertos exaltados, 2016 foi o período em que deu início a jornada de muito sucesso da Drogarias Poup Aqui. “Ano passado ocorreu o amadurecimento das nossas lojas. Com o conhecimento adquirido, garantiremos um bom resultado este ano. Principalmente em faturamento, acreditamos fechar dezembro com cerca de R$10 milhões”, finalizou Evandro.

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