Quando a economia fica instável e o orçamento aperta, nada mais sensato que economizar e cortar uma série de itens considerados supérfluos, até mesmo pela saúde financeira pessoal ou da família. Porém, algumas coisas como a alimentação acabam saindo desse critério de corte, afinal, não é possível ficar sem se alimentar. Nessas horas o consumidor procura opções mais em conta para não desestabilizar tanto assim seu bolso.
Com o objetivo de atender esse público, que segue a tendência da alimentação fora de casa, mas não pode exagerar nos gastos, a Belga Mix, rede de franquias que comercializa batatas fritas em cone, desenvolveu algumas ações tanto para aumentar o tíquete médio nas lojas e garantir o sucesso do negócio, quanto para facilitar o acesso aos seus produtos pelos consumidores.
Novas porções e combos
Como o público-alvo da Belga Mix é a classe C e D em sua maioria, pela atratividade do valor praticado, uma das medidas adotadas foi reduzir o tamanho da porção e consequentemente seu preço. “Antes nosso menor Konemix, o cone em que servimos as batatas, custava R$6. Readequamos o tamanho da porção e seu preço para R$4,90 e já sentimos diferença nas vendas. Devemos sempre lembrar que para o nosso público pagar R$1 ou R$2 a menos em uma refeição já faz toda a diferença, por isso, apostamos nessa estratégia, que até o momento tem sido um sucesso”, declara Lucas Machado, diretor da Belga Mix.
Além da opção mais em conta, a Belga Mix, inspirada na estratégia de grandes redes, desenvolveu também algumas opções de combo. Após algumas pesquisas com os consumidores, constataram que o público fidelizado não deixaria de consumir as batatas, porém, ficariam muito mais satisfeitos incluindo um refrigerante para completar a refeição, além de alguns molhos de acompanhamento. “Os clientes adoram nosso produto, mas para consumi-lo com um refrigerante ou um acompanhamento precisavam de um valor atrativo, então trabalhamos nisso. Esta foi uma forma de oferecer uma nova opção de consumo ao cliente, assim como aumentar o tíquete médio nas lojas, algo que procurávamos há muito tempo, mas acabávamos um pouco limitados pelo fato de oferecermos um único produto, a batata frita”, explica Machado.
Com os combos a Belga Mix conseguiu um aumento de mais de 20% no tíquete médio sem encarecer o produto, ampliar o leque de serviços ou ainda “empurrar” itens que o consumidor não precise ou encarecê-los caso sejam consumidos fora dos combinados.
Atualmente a Belga Mix possui 31 lojas em operação no Brasil. No total, a rede possui 60 unidades comercializadas, sendo que 20 estão a procura de ponto comercial e 9 delas já em obras.
Raio-X:
Empresa: Belga Mix
Investimento inicial: R$ 106.000,00
Taxa de franquia: R$25.000,00 (fixo)
Previsão de retorno do investimento: 12 a 18 meses
Faturamento mensal bruto (média): R$ 50.000,00
Lucratividade: 15 a 20%
Investimento inicial: R$ 106.000,00
Taxa de franquia: R$25.000,00 (fixo)
Previsão de retorno do investimento: 12 a 18 meses
Faturamento mensal bruto (média): R$ 50.000,00
Lucratividade: 15 a 20%
Número de unidades: 60 (31 abertas – 20 procurando ponto – 9 em obras)
Perfil de franqueados: O franqueado ideal deve possuir um perfil mais gestor do que investidor propriamente dito. O franqueado bem sucedido é aquele que possui diversas características, virtudes e atributos que justificam o seu sucesso, entre as quais se destacam: liderança, comprometimento, capacidade de motivar pessoas, habilidades de negociação além de uma ótima comunicação verbal e escrita.
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