Quiosques de franquias: Mitos e Verdades

Realizar o sonho de ter o próprio negócio requer tempo de estudo, e claro, um bom planejamento. Apesar da crise econômica que o país tem enfrentado, o mercado de franquias vem se destacando como ótima opção para quem quer investir neste sonho. Apostar no segmento de franchising oferece ao empreendedor a segurança de ter uma marca já testada, no entanto, existem alguns formatos de investimento que geram dúvidas com relação a sua lucratividade, como o formato de quiosques como negócio. A Sóbrancelhas, rede referência em embelezamento do olhar e da face, foi a pioneira em implantar quiosques de franquias no segmento de sobrancelhas e hoje 55% de unidades da rede são neste formato. Mas, será que existe algum segredo especial para o sucesso deste modelo? A fundadora da marca, Luzia Costa, dá dicas e mostra o que é “mito” e “verdade” sobre investir em uma franquia com formato de quiosque e nos ajuda e entender melhor sobre o assunto. Confira:

VERDADE

O investimento no formato quiosque é mais baixo comparado a uma loja convencional.

O valor inicial para implantação do negócio é mais baixo, por conta do tamanho compacto e estrutura se comparado as lojas convencionais. Vale ressaltar também que este modelo não exige obra de adequação, tornando os custos de instalações e manutenção menores do que a loja convencional. Os custos operacionais, taxas de franquias e royalties são os mesmos para loja e quiosque, porém não são cobradas luva (compra do ponto comercial) nos shoppings referente instalação.  

MITO

Quiosques acabam sendo balcão de informações.

Pensar desta forma é pensar pequeno. Os quiosques tem localização privilegiada e de alta movimentação de pessoas como os corredores dos shoppings, galerias, terminais, aeroportos, etc. Esses locais passam a ideia de compra rápida e não intimidam qualquer tipo cliente se aproximar dos produtos, já que estão em seu trajeto.  Mas, nem tudo são flores! Luzia Costa reforça que o bom atendimento deve ser priorizado. “Com o grande fluxo de pessoas é muito fácil o cliente perder a atenção. Os corredores de shoppings, por exemplo, são cheios de estímulos. É necessário que o franqueado entenda que o próprio quiosque e sua equipe são a vitrine da loja, e então, é muito importante o bom atendimento e atenção com o consumidor”, alerta a empresária.

MITO

 O tamanho, a decoração e a ambientação dos quiosques são desagradáveis.

A decoração deste modelo é o próprio quiosque. Um design personalizado consegue atrair mais a atenção do cliente que uma loja comum. O espaço compacto deve ser bem arquitetado para não sobrecarregar o ambiente ou deixa-lo apertado. A Sóbrancelhas, por exemplo, possui quiosques projetados para um bom aproveitamento do espaço dando a possibilidade de atendimentos simultâneos. São bem iluminados, possuem monitores interativos, vidros na parte superior e vitrine personalizada para exposição dos produtos.

VERDADE

O estoque é um fator determinante e requer total atenção.

Exatamente! Devido o tamanho, geralmente, os quiosques não possuem capacidade para uma estocagem grande, por isso, planejamento e um sistema de abastecimento de acordo com cada necessidade requer atenção em especial. “Todos os materiais utilizados na rede são 100% descartáveis, o que demanda uma quantidade alta. Nossos quiosques possuem um bom espaço para armazenar nossos produtos e materiais, e ainda sim, temos um planejamento de abastecimento periódico para não prejudicar o atendimento.”, conta a fundadora.

VERDADE

A duração dos contratos de locação de espaço são menores.

Normalmente, ao contrário das lojas tradicionais, os contratos de locação para quiosques costumam valer por curtos períodos. Negociar com os administradores dos centros comerciais prazos maiores e compromissados é a solução. A vantagem do quiosque é a mobilidade, portanto, local pode ser testado e, além disso, é uma boa oportunidade para o franqueado testar o negócio antes de fazer um investimento maior em um formato tradicional.

MITO

O franqueado terá dificuldade de criar uma experiência de compra adequada.

Errado! O cliente espera ser bem atendido em qualquer local que esteja disposto a consumir. O local precisa oferecer conforto e um bom atendimento, que é o grande segredo para atrair sua atenção. “Nossa equipe recebe treinamento para um atendimento personalizado e cada cliente tem orientações sobre os cuidados e os riscos de cada procedimento. Além disso, se o serviço prestado e os produtos são de qualidade, o quiosque não vai interferir na experiência de consumo.”, acrescenta Luzia Costa.

VERDADE

O crescimento de quiosques tem sido alto nos últimos anos.

Hoje, existem quiosques dos mais variados segmentos. Qualquer shopping center tem no mínimo dois quiosques para completar seu mix de produtos, representando uma considerável fatia em seu faturamento. A procura teve um maior aumento após o franchising entrar para este universo oferecendo investimentos mais baixos, oportunidades de expansão ou ainda testar a marca e seus produtos.

MITO

Quiosques não passam credibilidade para a marca.

Nem pensar! Pelo contrário, os quiosques reforçam o conhecimento da marca. O consumidor pode passar pelo estabelecimento e observar de perto o serviço prestado pela rede sem precisar entrar na loja, o que poderia ser desconfortável para algumas pessoas.

Para quem ficou interessado em investir nesse formato, na Sóbrancelhas o modelo de negócio tem investimento de R$ 90 mil, com faturamento mensal que varia de 35 a 70 mil reais e lucro líquido em torno de 45% a 50% do faturamento bruto.

Para 2016 a rede projeta alcançar um faturamento de R$ 50 milhões com o lançamento de mais 180 lojas e bater a marca de 300 unidades em operação até o final do ano.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!