A Acesso Saúde foi fundada em 2006 pelo administrador de empresas Antônio Carlos Brasil como um sistema de atendimento médico sem mensalidade, organizado numa rede de clínicas que oferecem consultas e exames para a população que não conta com plano de saúde.
São mais de 34 especialidades e 1.200 tipos de exames. A marca conta com 12 unidades e tem presença em nove Estados brasileiros e quer crescer em 2016. Mas como? Conversamos com o fundador da redes sobe esse e outros temas relativos a esse negócio que opera com economia de escala para manter os preços acessíveis.
Mapa das Franquias: Como surgiu a Acesso Saúde e qual o nicho que ela ocupa exatamente? Não há risco de competir com os planos de saúde ou de perder usuários para a própria saúde pública?
Antônio Carlos Brasil: Acesso saúde foi inaugurado em 15 de abril, de 2006 , na cidade de Colombo , que faz parte da região metropolitana de Curitiba/PR . A nossa missão e oferecer a população serviços de saúde de qualidade com preços acessíveis em um único lugar, ou seja, atendimento médico de qualidade, sem burocracia e sem mensalidade. Para fazer uso dos serviços do Acesso Saúde a população não precisa pagar mensalidade, o cliente só paga quando usar, com esta premissa não somos concorrentes dos planos de saúde e, no aspecto público, entendemos que somos uma alternativa para pessoas que enfrentam filas e a demora do atendimento do SUS.
Mapa das Franquias: Quais são alguns dos procedimentos e especialidades que a Acesso Saúde oferece? Como é possível manter os valores acessíveis?
Antônio Carlos Brasil: Realizamos consultas médicas em mais de 32 especialidades, oferecemos serviços de nutrição, psicologia e fisioterapia. Como também mais de 1200 tipos de exames, que vão desde uma glicose até uma ressonância magnética. Manter preços acessíveis está baseado em uma economia de escala, na qual em razão da demanda , conseguimos valores menores e , ainda , o maior destaque está em nossa operação que é muita enxuta e conta com muitos recursos tecnológicos.
Perfil arrojado
Mapa das Franquias: Qual o perfil dos franqueados? Como é vender esse conceito diferenciado para eles?
Antônio Carlos Brasil: Temos procurado em nossos candidatos a franqueado um perfil de empreendedor mais arrojado, sendo que esta operação é muito diferente da compra de qualquer outro modelo de franquia. Penso que não é um conceito diferenciado, e sim perceber esta oportunidade de mercado que está muito carente e com a tendência de aumentar com o passar dos anos.
Mapa das Franquias: A complexidade dos aspectos técnicos da operação pode ser um entrave? Como contornar essa situação?
Antônio Carlos Brasil: Não. A nossa metodologia para desenvolver o negócio tem uma base metodológica, de “Aprender Fazendo”, o nosso treinamento tem três fases num total de 96 horas, sendo 56 horas práticas e 40 horas de diretrizes. Ao longo destes quatro anos de franchising temos aprimorado os nossos treinamentos, e temos muito sucesso na capacitação de pessoas , na direção e gerenciamento das franquias.
Mapa das Franquias: Como são recrutados os médicos da rede?
Antônio Carlos Brasil: A seleção para o credenciamento médico é baseada em diretrizes de capacitação e indicação de profissionais.
Mapa das Franquias: Quais os reflexos da atual situação econômica sobre a rede? É possível crescer na crise? Como? Quais os planos para este e para o próximo ano?
Antônio Carlos Brasil: É claro que estamos num momento muito difícil no Brasil, mais no tocante ao mercado que atuamos está bom, pois somente em 2015, os planos de saúde perderam mais de 760 mil beneficiários, muitos em razão das demissões em massa , que fazem com que as pessoas deixem de ter plano de saúde. Além disso, os recursos públicos investidos na saúde, que já não eram suficientes , ainda sofrem redução com esse panorama. Acredito que na crise surgem as melhores e maiores oportunidades e em nosso mercado não é diferente. O nosso projeto para 2016 é a abertura de 30 novas franquias.
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