Considerado como um dos cenários mais favoráveis ao empreendedorismo, o Rio de Janeiro tem atraído cada vez mais investidores, principalmente, quando o assunto envolve o mercado de franquias. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2014, o estado comportava 11,4% das sedes de franqueadoras do Brasil e 11,6% das unidades franqueadas, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.
Pensando em atingir esse mercado promissor, a rede de franquias Maria Brasileira aproveita o bom momento do segmento de franchising para direcionar parte do foco de sua expansão ao Rio de Janeiro. Hoje, o estado representa 17% das unidades franqueadas já conquistadas em todo o território brasileiro.
Atualmente, a companhia conta com 23 unidades em operação no estado, sendo 19 na cidade do Rio de Janeiro. “Em longo prazo, nosso plano ainda prevê triplicar este número de franquias. As regiões serrana, dos lagos e interior estão sendo observadas com muita intensidade”, afirma o sócio-diretor da Maria Brasileira, Felipe Buranello.
No estado do Rio de Janeiro, a empresa já conta com um master franqueado, responsável por potencializar a expansão da marca, desta forma, já são contabilizados vários franqueados que partiram para a aquisição de sua segunda franquia. “A entrada de novos empreendedores fortalece ainda mais a nossa rede, aumentando nossa capilaridade, uma vez que os atuais franqueados já realizam um trabalho cooperado”, ressalta o empresário.
Estímulo ao empreendedorismo
Foi na segunda região mais próspera do mercado de franquias que o empreendedor Geraldo Estolano encontrou a solução para sua insatisfação, ao longo dos 12 anos em que foi funcionário em uma empresa, e decidiu concretizar o sonho de ser dono do próprio negócio. “Conheci a Maria Brasileira, em 2013, por meio de um e-mail marketing que recebi. Achei a ideia ótima e comecei a pesquisar sobre a empresa e, junto com um amigo de infância, decidi que era a hora de investir”, conta.
Em outubro do mesmo ano, Geraldo inaugurou sua primeira unidade na Barra da Tijuca, aliás, a primeira do Rio de Janeiro, que ele carinhosamente chama de Barra 1. Apostando em muita divulgação e panfletagem, o empresário conquistou uma clientela fiel e no sexto mês em operação já atingiu o ponto de equilíbrio, ou seja, a unidade já funcionava sem gerar despesas. “Nada melhor do que ter o próprio negócio, mas não é fácil. Você precisa dar muita atenção para que as coisas comecem a dar resultado”, explica Estolano.
Com o sucesso da primeira unidade e oferecendo todo o portfólio da rede, o empreendedor já investe em novas lojas. Vendo o potencial da região, em função da construção do parque olímpico e pelo volume de condomínios, Geraldo transformou a descoberta em oportunidade e, atualmente, é dono de quatro unidades da Maria Brasileira, sendo três na Barra da Tijuca e uma no Recreio dos Bandeirantes.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!