Redes de franquia buscam conquistar capilaridade no nordeste brasileiro

Publicado em 26/09/2016 por Imprensa

No último ano, o Nordeste registrou um crescimento no número de unidades franqueadas, de 14,1% para 15,3%, ficando em segundo lugar entre as demais regiões do país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O potencial econômico dos estados tem atraído cada vez mais investidores focados em ampliar sua presença no Brasil. Nesse cenário, pensando em quem deseja se tornar um franqueado, selecionamos algumas redes de franquias conceituadas que tem planos de expansão nessa região.


A Sóbrancelhas rede de franquias especializada em embelezamento do olhar e da face, possui três modelos de negócios: quiosques, loja e o truck. Das suas 165 unidades, 15 estão na região do Nordeste. O plano é chegar a 30 nos próximos anos. Para a marca a  região tem grande potencial para o nosso negócio, temos muitas cidades para explorar, além disso, nossos serviços são muito bem aceitos onde já estão e o modelo de negócio também por ser prático e acessível.


A Patroni rede especializada em pizzas, carnes e massas, possui três modelos de negócios: Expresso, Classic e Premium. Atualmente, com 192 unidades espalhadas pelo país, sendo 26 em operação no Nordeste e mais 3 em implantação na região. A rede pretende chegar a 60 lojas no mercado nordestino. Para a rede, com consolidação das franquias no mercado brasileiro, os estados nordestinos se destacam como uma ótima expansão com custo de operação mais atrativo e com menos concorrência .


A Tip Top rede especializada em vestuário infantil, possui dois modelos de negócios a loja tradicional e as Megas Stores. Com 106 lojas no país, sendo 21 no Nordeste, a rede prevê unidades em Recife, São Luis, Imperatriz -MA, Mossoró, Sobral, Campina Grande , e na Bahia: Vitória da Conquista, Itabuna e Teixeira de Freitas, pois é são regiões que apresentam inúmeras oportunidades e estão de portas abertas para a marca.


A Arranjos Express - rede especializada na customização, ajustes e reparos de roupas com agilidade na entrega, após encerrar 2015 com faturamento de R$ 11 milhões, a rede de franquias espera mais que dobrar seus rendimentos nesse ano, chegando ao valor de R$ 24 milhões. Além disso, a expectativa da companhia é chegar ao final de 2016 com 90 unidades em operação no país, o que representa um crescimento de aproximadamente 50%. Com 53 franquias no Brasil, a empresa mantém seu foco de expansão no Brasil também para o Nordeste onde pretende inaugurar 10 novas lojas na região, além das cinco já existentes na Bahia.


A JAN-PRO – rede especializada em serviços de limpeza e conservação de ambientes comerciais, conta com 184 unidades em operação e a meta é fechar 2016 com mais 50 novas franquias, saltando de um faturamento de R$ 30 milhões em 2015 para R$ 90 milhões neste ano. Atualmente, a rede conta com 22 unidades no Nordeste, com destaque para as cidades de Salvador e Recife. A rede acredita no potencial econômico da região, principalmente no segmento de limpeza, e planeja inaugurar uma master franquia em Fortaleza, com o intuito de desenvolver a marca na região.


Há 50 anos no mercado, a HOPE, empresa 100% brasileira, pioneira no segmento ao expandir por meio do franchising, abriu sua primeira franquia em 2005 e atualmente tem 161 lojas espalhadas em todo o Brasil e, além das lojas físicas, também atua no comércio eletrônico, e fornece para varejos multimarcas no Brasil, além de exportar para 18 países. A marca tem 20 lojas no nordeste do Brasil, e pretende abrir 10 lojas nessa região até o fim do ano, e oferece dois modelos de negócios para interessados em investir na marca, o Store e a HOPE, com investimentos iniciais a partir de R$ 180 mil reais e R$ 280 reais respectivamente.


A rede de franquia Quinta Valentina é uma empresa de venda direta presente em todos os estados brasileiros, que vende os mais diversos modelos de sapatos femininos que custam entre R$ 99 e R$ 279. Atualmente a rede tem 185 franquias espalhadas no país, das quais 45 estão presentes no nordeste do Brasil. Até o fim do ano a marca pretende abrir entre 15 a 20 franquias nessa região. Para os interessados, o investimento inicial da franquia, incluindo taxa de franquia custa a partir de R$ 25 mil reais.


A rede de franquia Mercadão do Óculos, que surgiu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, se destaca no mercado por oferecer óculos de grau e solar até 60% mais baratos que a média. Atualmente, a rede tem 95 lojas e 16 trucks, que é o mais novo modelo de negócio da rede, e oferece esses dois modelos de negócios que custam a partir de R$ 120 mil reais e R$ 79 mil reais respectivamente. E em busca de conquistar capilaridade no nordeste brasileiro, onde tem 22 unidades na região, a empresa pretende abrir 15 lojas nessa região até o fim do ano.


O Brasileirinho Delivery, pioneiro no mercado em servir comida típica brasileira em box, que oferece refeições com o sabor caseiro, atualmente tem dois modelos de negócios, o modo Delivery e o atendimento no estabelecimento. Hoje em dia a rede atende uma média de 300 mil pessoas mês, com ticket médio que varia de R$ 16 a R$ 20, e das 180 lojas, 23 unidades estão presentes no Nordeste do Brasil, e até o final do ano, a previsão é chegar a 40 operações em toda a região.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias, Patroni Pizza, Arranjos Express, Brasileirinho Delivery, HOPE, Mercadão dos Óculos, Quinta Valentina, Tip Top, Sóbrancelhas, Jan-Pró