Quiosques tem melhor custo benefício no Brasil em Crise

Publicado em 20/07/2016 por Imprensa

Custos menores, menor número de funcionários e reposição rápida de produtos podem garantir maior rentabilidade para quem pretende investir

Mesmo tendo iniciado a venda de franquias com os dois modelos de Negócio – loja e quiosque – algumas redes agora vão priorizar a venda somente de quiosques para expandir. É o caso da Touch, quiosque de relógios e óculos para o público unissex de diversas faixas etárias, que hoje possui 4 lojas e 55 quiosques. A expansão somente por meio da venda de quiosques também é a estratégia da Euro, que vende relógios, óculos e semi-jóias, porém só para o público feminino e já foi criada para oferecer franquias somente com quiosques.


Ao contrário de algumas redes, que lançam modelos menores de franquias como alternativa para acelerar a expansão ou atingir mercados menores, a Touch e a Euro, ambas do Grupo Technos – a maior fábrica de relógios do Brasil - comprovaram, na prática, que os quiosques são uma melhor alternativa para quem deseja investir neste momento econômico. Não somente devido ao investimento ser menor do que uma loja, mas por fatores que os tornam mais rentáveis.


Para validar a nova estratégia da empresa, que visa uma expansão mais acelerada, foram apresentados alguns dados comparativos:


Instalação do negócio:
O investimento no quiosque representa 24% do valor investido nas instalações de uma loja.
Instalação de uma loja Touch (mobiliário, equipamentos e obra civil): R$ 250 mil
Instalação de um quiosque Touch: (mobiliário e equipamentos): R$ 58.900,00


Payback:
O quiosque possibilidade um retorno mais rápido do capital investido.
Loja: de 24 a 36 meses
Quiosque: de 6 a 18 meses


Faturamento médio:
A venda da loja não se distancia tanto da venda do quiosque, já que possuímos uma exposição bem estruturada e interativa no quiosque.
Numa venda média de R$ 50 mil em ambos os modelos:
Loja de 35m²: faturamento de R$ 1.428,57 por m²
Quiosque 6m²: R$ 8.333,00 por m²


Lucratividade:
O quiosque, se bem negociado o aluguel, possibilita maior lucratividade, pois o seu custo ocupacional é menor do que o da loja.
Loja: entre 8% a 12%
Quiosque: entre 15% a 20%


O plano de expansão acelerado das franquias está focado principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Segundo Renata Barbieri, gerente de varejo e novos negócios do Grupo Technos, os quiosques da Touch e da Euro são ideais para quem deseja uma ótima oportunidade de investimento em franquias de fácil instalação, sem necessidade de reformas e montagens que retardam o início da operação, além de uma estrutura sólida de suporte por parte da franqueadora. “A partir de 6m² é possível instalarmos um quiosque já pronto para começar a vender. Além disso, a estrutura oferecida pela franqueadora garante reposição rápida de produtos em todo o Brasil, novidades constantes a cada semana e uma rede com 15 centros de assistência técnica”, explica.


A Touch foi fundada em 1998 e passou a fazer parte do Grupo Technos em 2012. Em 2009 foi aberta a primeira loja e hoje, a rede possui 55 quiosques e 4 lojas em diversas localidades do Brasil. Cada quiosque tem um faturamento médio mensal de R$ 50 mil.


A Euro foi fundada em 1998 e passou a fazer parte do Grupo Technos em 2009. Hoje, a rede possui 16 quiosques nos Estados de Pernambuco, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.


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Palavras-chaves: Franquias, Franquias de acessórios, Franquias em quiosques, Touch, Euro