Franquias Verdes: Saiba como aumentar a consciência ambiental do seu negócio

Publicado em 25/09/2014 por Rosana Fernandes | Ultima Atualização em 04/12/2014

Preocupação com o meio ambiente é uma realidade que não deve ser tratada como modismo, mas sim como necessidade. Com o aumento da população mundial e diminuição de recursos naturais disponíveis que são essenciais para a vida na Terra, as pessoas precisam agir cada dia mais eficientemente para garantir recursos para as próximas gerações.


Este assunto vem sendo discutidos por autoridades mundiais há tempos e nesta terça 23 de setembro, um encontro entre autoridades mundiais promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, tem como objetivo tratar sobre medidas que possam reduzir a geração de carbono e sua interferência no meio ambiente e as consequentes mudanças climáticas causadas na maioria das vezes pelas interferências da poluição.


Dados divulgados recentemente indicam que a emissão de carbono na China atingiu níveis extremamente alarmantes. Em 2014 foram emitidos e despejados no meio ambiente mais de 40 bilhões de toneladas. Como forma de protesto nesta semana já ocorreram diversas marchas e manifestações em cidades como Nova York, Berlim, Paris e Melbourn.


Seguindo esta tendência, as empresas também vêm buscando opções de se tornarem mais verdes, ou seja, atuar de forma equilibrada com o meio ambiente. Até mesmo as franquias estão participando desta campanha.


É possível tornar sua franquia verde participando do Programa Franchising de Baixo Carbono. Neste programa, as redes são orientadas a inventariar as emissões de carbono geradas por suas atividades e assim podem traçar um plano de ação para otimizar a utilização de seus recursos em consonância com as necessidades do meio ambiente.


A compensação para otimizar a emissão de gases pode ser feita com o plantio de árvores nativas para recuperação das matas. O custo médio do processo de compensação de uma tonelada de CO2 é aproximadamente de R$25,00.


Confira 10 dicas para tornar sua Franquia Mais Verde


1- Estimule a carona solidária entre seus colaboradores


2 - Prefira utilizar papel reciclável e imprimir frente e verso nas folhas


3 - Desligue o ar condicionado e computadores quando fora de uso


4 - Busque “alianças verdes”, fornecedores, parceiros, produtos e serviços com a mesma consciência ambiental


5-  Comece a dar atenção aos resíduos gerados pela sua empresa, dê tratamento adequado, faça descarte inteligente e realize coleta seletiva.


6- Esqueça as lâmpadas incandescentes e prefira as de luz frias em todas as suas instalações


7- Prefira utilização de notebooks ao invés de desktops


8- Poupe em viagens exclusivamente para realizar reuniões investindo em video conferências.


9- Faça reanálises periódicas para rever ações que gerem economia, envolva os colaboradores na decisão, opiniões e iniciativas coletivas devem ser bem vindas.


10- Pesquise sempre sobre novidades em serviços ambientais e utilização eficiente de recursos.


Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias, Franquias sustentáveis, Franquias verdes, Gestão de franquias