Voltando às origens, Divino Fogão comemora 37 anos com inauguração no Shopping Eldorado (SP)

Arroz, feijão, saladas variadas, uma infinidade de guarnições e carnes de todos os tipos, sem contar as deliciosas sobremesas que dão água na boca. Essa é a combinação perfeita que faz com que o Divino Fogão tenha sucesso no mercado de alimentação há 37 anos. A comida da fazenda, fresquinha a qualquer momento do dia, é a principal bandeira da marca, que conta com 187 unidades nos principais shoppings brasileiros e cinco dark kitchens, um projeto lançado em meados de 2020. Já neste ano, a rede apresentou a nova loja conceito aos paulistanos, implantada no Shopping Plaza Sul, na capital de São Paulo. Com isso, a franquia vem conquistando os paladares de diversas pessoas pelo País afora.

A ideia de montar o primeiro restaurante surgiu quando Reinaldo Varela, natural de Mirandópolis, no interior de São Paulo, veio estudar na capital paulista e sentia falta do cheiro e sabor da comida que fez parte da sua infância e adolescência. Assim, em 1984, inaugurou o São Paulo I, em Pinheiros, em um local que lembrava uma legítima casa da fazenda do interior paulista, planejado pelo arquiteto Renato Marques de Oliveira. O ponto era próximo a muitos prédios comerciais e oferecia uma boa alternativa aos que trabalhavam na região. À noite, as pessoas se encontravam para ouvir música de viola, comer porções e petiscos, além de falar sobre rally, esporte pelo qual Reinaldo é apaixonado e, até hoje, participa de competições junto com os três filhos. Ele brinca que o rally é a profissão e o Divino Fogão o seu hobby.

Em 1992, Reinaldo já atuava ao lado de sua esposa, Nani Scaburi Varela, que ajudou a impulsionar o negócio. Eles receberam um convite para montar uma loja do São Paulo I no Shopping Eldorado, em São Paulo. O restaurante foi inaugurado com um estilo que as unidades seguem até hoje: balcão grande, em estilo colonial, um fogão à moda antiga, uma grande coifa de cobre sobre o fogão, muitas panelas de barro e, na parede, azulejos portugueses. Na praça de alimentação, cheia de redes de fast food, o São Paulo I se tornou uma grande atração, justamente por proporcionar uma alimentação presente no dia a dia dos brasileiros. Em 1994, o casal Varela entrou no ramo das franquias. Com a expansão da rede para fora do estado de São Paulo, foi lançado um concurso cultural com o objetivo de dar um novo nome à marca. Uma moradora de Campinas, no interior do Estado, sugeriu Divino Fogão, ganhou o concurso e um carro zero.

“Atuamos todos estes anos com muito amor e empenho para oferecer o que há de melhor aos clientes. Somos gratos por termos a confiança e fidelidade de consumidores tão queridos. Para que o sucesso continue, estamos sempre inovando. Com a chegada da pandemia e devido ao isolamento social, intensificamos a operação via delivery nos restaurantes. Na reabertura, contamos com as orientações do microbiologista Dr. Eneo Alves, com foco no atendimento, reforço na higienização, distanciamento seguro entre as mesas, luvas descartáveis para que os clientes possam se servir no buffet e disponibilização de álcool em gel para utilização dos consumidores. Também investimos na adoção de uma película adesiva para evitar a disseminação de vírus e bactérias. Tudo para promover a melhor refeição, sempre com segurança”, ressalta o fundador e presidente, Reinaldo Varela.

E as novidades não param por aí. No final de 2020, a rede lançou um projeto de dark kitchen para atender regiões onde a marca não está presente. Dessa forma, quem atua em restaurantes, padarias, bares e lanchonetes pode se tornar um licenciado do Divino Fogão, com investimento de R$ 8 mil, para oferecer pratos com gostinho da fazenda para os moradores locais. Além disso, a rede também apostou em um novo conceito de negócio que apresenta uma variedade maior de opções seja no almoço, happy hour ou jantar.

Localizada na zona sul de São Paulo, dentro do Shopping Plaza Sul, a unidade conta com um cardápio renovado e os clientes podem escolher entre o buffet, já característico da rede, e pratos à la carte individuais, para duas ou três pessoas e a versão kids, lanches, pizzas, beirutes, omeletes, sushis e porções, além de drinques variados, chás e whisky. Já às quartas-feiras e aos sábados, os consumidores podem se deliciar com uma saborosa feijoada, nas versões individual e família. Em resumo, há opções para todos os gostos. A unidade traz um visual moderno com uma estrutura que permite um atendimento mais personalizado, feito no balcão. Também há a nova logomarca da loja conceito com o slogan “Pra toda fome”, e um projeto arquitetônico diferenciado, com novas decorações, mesas na parte interna, banquetas para quem deseja ficar no balcão e um jardim vertical, que dá um toque sofisticado ao ambiente.

“A celebração de 37 anos da marca é no dia 22 de julho. Neste ano, teremos um motivo a mais para comemorar, pois voltaremos às nossas origens com a inauguração de uma nova loja no Shopping Eldorado, empreendimento que nos deu visibilidade e o local onde começamos a traçar nossa história de sucesso. Hoje, com 187 unidades, estamos presentes nos principais shopping centers do Brasil. Para celebrar essa data, que é tão importante para rede, cada restaurante do Divino Fogão terá o famoso e delicioso bolo de aniversário, para que os clientes possam aproveitar essa data conosco. Afinal, eles são os principais responsáveis por tantos anos de atuação no mercado de alimentação brasileiro”, finaliza o presidente do Divino Fogão.