A rede de restaurantes Divino Fogão, conhecida pela comida da fazenda e com unidades em praças de alimentação de shoppings centers, leva para Varginha a primeira dark kitchen da marca na região em parceria com empresário local. Com início de operação em maio, a implantação da cozinha invisível foi pensada com o objetivo de levar os principais pratos da marca para a cidade, já que os varginhenses não contam com uma operação da franquia.
Há 36 anos no mercado de alimentação fora do lar, o Divino Fogão enxergou uma oportunidade de ingressar em municípios onde não possui restaurantes graças à tendência de cozinha compartilhada, também conhecida como dark kitchen. O modelo de negócio foi criado para atender apenas via delivery e ampliar a oferta de produtos para os moradores de determinadas regiões. Além disso, o projeto da rede permite que empresários do segmento de Food Service possam aumentar o faturamento de seus negócios e aproveitar tempos ociosos das cozinhas com as entregas em domicílio das receitas da marca.
“Durante a pandemia, vimos uma brecha para ampliar a atuação da rede via delivery. Era um plano que já estava em andamento, mas com o fechamento do comércio, enxergando a necessidade de oferecer aos clientes uma opção de receber as nossas receitas em casa, agilizamos o projeto. A dark kitchen foi ideal para unir o propósito de levar os pratos do Divino Fogão até o consumidor e trabalhar em conjunto com empresários que atuam em determinadas regiões com seus próprios negócios de alimentação. Nós acreditamos que essa é uma tendência que veio para ficar e agregar ainda mais ao mercado, principalmente, para operações que atuam dentro de shopping centers”, diz Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão.
Uma pesquisa Galunion e Associação Nacional de Restaurantes (ANR) aponta que a penetração do delivery e take away (retirada no restaurante) chegou a 78% entre os bares e restaurantes brasileiro. Além disso, segundo dados do segundo trimestre de 2021 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a respeito da adoção de dark kitchens pelo setor de alimentação, mostra que 57,4% das redes afirmam já ter o formato implementado ou estarem em fase de planejamento ou implementação.
Além da dark kitchen de Varginha, a rede Divino Fogão já conta com oito cozinhas fantasmas em operação, além de uma dark kitchen em Goiânia (GO), que inicia o funcionamento no final de abril. O projeto de cozinha invisível da franquia foi desenvolvido em parceria com a Guersola Consultoria e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentação. Com investimento inicial de R$ 17,5 mil – destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento -, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da dark kitchen. Entre as vantagens estão o aproveitamento do tempo ocioso de cozinhas em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares, além de toda a capacitação e treinamento oferecidos pelo Divino Fogão. Com a implantação do modelo, o licenciado pode contar com um faturamento médio mensal de R$ 20 mil.