No último dia 23, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou mais um dado atualizado sobre o desemprego no Brasil, em setembro, o país registrou um contingente de 13,5 milhões de desempregados, se comparado à maio (mês que o IBGE começou o cálculo mensal devido a pandemia de COVID-19), o crescimento foi de 33,5%.
Desde 1995 o CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), já encaminha seus alunos para o mercado de trabalho, a rede se consolidou no mercado educacional oferecendo cursos profissionalizantes para mais de 200 Mil pessoas. Porém, com a Pandemia deste ano, sentiu-se a necessidade do CEBRAC EMPREGOS ,agência de empregos da rede, ser ampliada. Por isso, oportunidades no mercado de trabalho são oferecidas também para os responsáveis dos estudantes e/ou qualquer indivíduo que esteja desempregado em 2020.
“Não pensamos em estender este atendimento somente aos alunos, mas a qualquer pessoa que queira cadastrar o seu currículo de forma gratuita. É o CEBRAC agindo com responsabilidade social neste momento tão desafiador da pandemia” explica Rogério Silva, Diretor do CEBRAC, e idealizador do projeto Cebrac Empregos.
Além do cadastro gratuíto do currículo, o CEBRAC oferece cursos gratuitos de capacitação profissional. Através do PIEP (Programa de Inteligência Emocional e Profissional) há os cursos de letramento digital e QI (Qualificação Imediata) para auxiliar os brasileiros na inserção no mercado de trabalho.
Na contramão do anunciado pelo IBGE, o CEBRAC EMPREGOS já empregou desde março 450 pessoas, como é o caso de Hugo Felipe, 20, após 8 meses, no final do curso de mecânica foi direcionado para um estágio na AMBEV. “Com certeza o curso foi o pilar principal para eu ingressar na área e seguir meu sonho, hoje faço engenharia mecânica. Acredito que os cursos profissionalizantes nos ajudam na escolha da carreira e abrem as portas do mercado de trabalho”, afirma o estudante de engenharia.
Nestes 25 anos de história pelo já foram encaminhados de mais de 200 mil alunos ao mercado. “Renovamos o site para deixá-lo mais intuitivo e diariamente fazemos contatos com os candidatos e as empresas, estamos com mais de 5 mil vagas em aberto no site e esperamos ter um grande número de contratações no final de ano”, finaliza Rogério Silva, Diretor do CEBRAC.