O mercado de entretenimento indoor – em lugares cobertos – no Brasil tem apresentado forte crescimento. Nos primeiros quatro meses de 2023, o setor de lazer e entretenimento movimentou aproximadamente R$ 38 bilhões em consumo por parte dos clientes nos estabelecimentos, segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE). Atrelado a esse segmento de lazer, outro que acompanhou os números do entretenimento e pegou carona foi o de franquias.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o segmento de franquias atingiu a marca de R$ 240,661 bilhões e cresceu 13,8% em relação a 2022. Só no setor de franquias de lazer e entretenimento, o faturamento das empresas já alcançou a marca de R$ 688 milhões do primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da ABF.
Por isso, nos últimos meses, a Urban Motion, rede no segmento de parques de trampolins e festas de aniversário, observou essa tendência de franquias acelerarem o mercado de entretenimento e investiu também na abertura de franquias dos parques.
O investimento inicial para ter uma franquia Urban Motion é a partir de R$ 1,5 milhão. O modelo prevê uma lucratividade média de 40%, com a necessidade de um espaço entre 400 m² e 500 m², cerca de nove funcionários, e dois espaços para eventos.
O suporte aos franqueados inclui um call center para vendas de festas, marketing especializado, software exclusivo para gestão de vendas e operações, fabricação própria da estrutura dos parques, treinamento de funcionários, além de publicidade e eventos com influenciadores.
Duas novas unidades em São Paulo
Além disso, a empresa, que trouxe para o Brasil um modelo norte-americano de sucesso dos parques de trampolins, vai investir ainda mais em unidades próprias para fortalecimento e valor de marca, impulsionando os negócios dos franqueados. Com isso, nas próximas semanas, a cidade de São Paulo ganha mais dois parques de trampolins, sendo uma unidade no shopping Jardim Pamplona e outra no Jardim Bonfiglioli.
“Temos uma projeção bem positiva para essas próximas unidades e temos previsão de abrir mais algumas até o final de 2024. Temos um modelo de negócio que permite agregar ainda o segmento de festas de aniversário, e que hoje já representa uma fatia representativa de nosso faturamento. do nosso faturamento”, afirma Jimmy Peixoto, CEO da Urban Motion no Brasil. A empresa investe no mercado brasileiro desde 2016 e recebe todos os meses cerca de recebe todos os meses mais de 6.000 pessoas pessoas em seu parque sede, que fica no Shopping Morumbi Town (no bairro do Morumbi, em São Paulo).
A estratégia de abrir unidades próprias tem como objetivo aumentar o posicionamento de marca no mercado. “Com isso, levamos mais oportunidades aos parceiros onde vamos abrir os parques. Sem contar que é uma vitrine a mais para os possíveis franqueados que podem conferir na prática o sucesso do modelo de negócio”, explica André Silva, diretor de franquias da Urban Motion.