A Associação Brasileira de Franchising, divulgou recentemente a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias. Em 2022, a receita da região Sudeste representou uma leve alta no primeiro semestre deste ano, passando de 52,57% para 52,90% se compararmos ao mesmo período do ano anterior.
Esse mesmo crescimento pode ser notado quanto ao número de unidades que avançou de 52,65% para 64,39%. O Estado de São Paulo é o mais representativo, com cerca de 33,36% no total de unidades até o momento. Sabendo disso, o plano de expansão de algumas redes de franquias, visa expandir para o interior paulista.
Como a Alergoshop, primeira rede de franquias do país voltada totalmente para produtos hipoalergênicos. A marca foi criada em 1993, através da necessidade de uma das sócias fundadoras. Hoje, com 29 anos no mercado, a marca conta com 10 unidades em funcionamento, mais de 280 itens no catálogo e uma previsão de crescimento de 20% até o final deste ano.
“Estamos no setor que mais vem crescendo nos últimos anos, o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, estamos sentindo os resultados desse aumento na procura pós pandemia. Desde nosso lançamento no mercado sempre estivemos próximo dos nossos clientes, ouvindo sugestões deles e de médicos, também investimos em pesquisas de novas fórmulas buscando cada vez mais produtos seguros e livres de substancias prejudiciais”, pontua Sarah Lazaretti, sócia fundadora.
Além da Capital Paulista, a marca foca seu projeto de expansão em cidades como Jundiaí, Campinas, Sorocaba e outras localidades. “O Estado de São Paulo é o segundo estado com maior renda per capita do país, além disso é referência no setor de saúde com seus centros de excelência em diversas especialidades. Existe uma consciência em relação a importância da busca pelo bem-estar e pelo respeito ao meio ambiente que tem tudo a ver com os valores propostos pela Alergoshop. A proximidade com a franqueadora também favorece essa escolha. Embora a tecnologia tenha facilitado muito o relacionamento com franqueados mais distantes, a proximidade física facilita a logística. Por isso nosso interesse em iniciarmos por essa região”, comenta Claudia Sewruk, gestora operacional e expansão da marca.
Entendendo a importância de se estar presente, a marca já conta com presença confirmada em duas edições da Franchise B2B, a primeira acontecerá no Hotel Pulmann, na Vila Olímpia, São Paulo no dia 23 de novembro das 9h às 21h. Já a segunda acontecerá em 08 de dezembro em Santo André, São Paulo, no Hotel Bristol ABC, também das 9h às 21h.
Para investir no modelo de negócio da rede é preciso investir a partir de R$ 190 mil com faturamento médio de R$45 mil e lucratividade média de 18%. Já em relação ao futuro, a rede estima lançar o novo Protetor Solar FPS 60 com uma fórmula ainda mais segura, uma nova cor e nova embalagem da Sensicolor – tintura para cabelo, além de inaugurar mais 7 unidades e obter um crescimento de 25% no faturamento da rede.