União no amor e nos negócios mostra que trabalhar em casal pode funcionar

Na rede de franquias Açaí Formosa, a parceria entre marido e mulher é a base de uma gestão familiar que transformou um quiosque em uma rede de 126 unidades

O casal Marcos e Andreia Ferreira e o casal Neide e Remo Santana Divulgação

Na rede de franquias Açaí Formosa, o sucesso é dividido em parceria dentro e fora de casa. A gestão feita por dois casais, Marcos Ferreira e Andreia Ferreira, e Remo Santana e Neide Santana, mostra que empreender a dois pode ser mais do que possível e pode ser o segredo para criar um negócio sólido, em expansão e com propósito.

A história da marca é um exemplo de que a sintonia conjugal também pode ser uma força empreendedora. Hoje, a Açaí Formosa conta com 126 unidades e vende 80 toneladas de açaí por mês, tendo como base uma administração familiar pautada pela confiança, complementaridade e dedicação mútua.

Tudo começou em 2005, quando Marcos Ferreira, então entregador de supermercado, decidiu apostar em um quiosque de açaí em Guaianazes. Vendeu sua Kombi, investiu apenas 6 mil reais e, ao lado da esposa Andreia, que o apoiou na decisão, criou o que viria a ser o embrião da rede. “A Andreia sempre foi meu ponto de equilíbrio, minha parceira em todas as decisões. Empreender com ela me dá segurança e direção”, destaca.

Em 2012, a virada veio com a chegada de Remo Santana, que convidou Marcos para abrir um ponto de venda no restaurante da família. De cara, percebeu o potencial e de imediato vendia 100 litros de açaí por dia em seu negócio. A parceria com a esposa também foi fundamental. Neide assumiu funções essenciais no dia a dia da operação. “Ver minha esposa ao meu lado em cada etapa do negócio, enfrentando desafios e comemorando conquistas, me mostrou que amor e negócio podem andar lado a lado”, afirma Remo Santana, sócio da rede.

O negócio ganhou ainda mais fôlego na pandemia. Em 2015, eram 20 lojas. Em 2020, esse número saltou para 60, com a marca se espalhando por São Paulo e, mais recentemente, chegando ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. O modelo de franquia acessível, sem taxa inicial, somado à adoção de formatos como contêineres e lojas físicas, ampliou o alcance da rede.

A gestão compartilhada dos casais vai muito além da divisão de tarefas. Ela é estratégica. Cada um tem um papel claro, desde o desenvolvimento das receitas até a administração financeira, logística e suporte às franquias. Essa estrutura familiar criou uma cultura empresarial de confiança, proximidade e propósito com características que também encantam franqueados e consumidores.

Além do tradicional açaí, a marca hoje oferece 25 sabores de cremes, frozen artesanal e segue inovando no cardápio. Mesmo com o crescimento acelerado, mantém o foco em expansão sustentável e controle de qualidade.

A Açaí Formosa é a prova de que negócios familiares, especialmente os tocados por casais, podem prosperar quando há parceria verdadeira.

“Trabalhar com quem você ama é desafiador, mas também é o que faz tudo valer a pena”, finaliza Remo Santana.