No último ano, o setor de franquias empregou mais de 37 mil pessoas e faturou R$ 5,1 bilhões em Pernambuco. Deste total, mais de 28% estão sob responsabilidade do segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, que movimentou R$ 1,6 bilhões e possui 960 unidades.
Com isso, as redes de franquias, especialmente do nicho citado, são ainda mais beneficiadas. E uma das marcas que vem crescendo exponencialmente no Nordeste é a Unhas Cariocas, maior e principal rede de franquia de esmalteria do Brasil e do Mundo, recém-chancelada pela ABF por sua excelência, e que possui quatro unidades em Recife.
A unidade do Shopping Recife, inaugurada a um ano e quatro meses, começou a ser projetada justamente na Expo Franquias Nordeste, quando a franqueada, e já empresária, Tatiana Menezes, 41, junto com seus sócios, Flavio Braga e Carol Baía, buscavam diversificar os negócios.
“Queríamos investir em uma Franquia. Procuramos alguma no setor de estética por ser um setor em crescimento. Durante a feira, conhecemos a Unhas Cariocas e consideramos o negócio bem diferenciado. A possibilidade de fazer as unhas sem usar o alicate seria o grande diferencial competitivo”, comenta Tatiana.
E mesmo abrindo a unidade em plena pandemia, a franqueada garante o sucesso do investimento. “O nosso primeiro ano de operação foi excelente. Desde que abrimos a loja não precisamos usar o fluxo de caixa, porque ela já foi se pagando. Trabalhamos muito com o marketing local, assessoria de imprensa e blogueiras, trazendo muitos resultados positivos. Além disso, a franqueadora conseguiu uma negociação muito boa com o shopping para a abertura.”, afirma a empresária.
O lado da franqueadora impactando no negócio
Como comentado anteriormente por Maurício Cesar, CEO da Unhas Cariocas, sobre o sucesso do franqueado, além do próprio empreendedor, a franqueadora também tem responsabilidade quando falamos sobre o êxito de cada uma das unidades.
Tatiana confessa que a Unhas Cariocas sempre contribuiu positivamente para o crescimento de sua loja. “Tivemos bastante apoio para entender o negócio esmalteria, do qual não sabíamos nada. A nossa consultoria de campo foi muito didática e atenciosa em tudo o que precisamos. Já éramos empresários, e isso ajudou, mas, mesmo assim, tivemos que mergulhar no negócio e ficar dentro da loja durante seis meses. A equipe de marketing da Unhas Cariocas também nos dá o suporte que precisamos para as divulgações”, conta.
E agora, mais do que nunca, a franqueada da Unhas Cariocas no Recife mantém boas expectativas. “Queremos continuar em crescimento e aumentar as vendas dos serviços de estética, já que na esmalteria já estamos bem maduros”, finaliza Tatiana.