No setor de Franquias, ter centenas de unidades, não quer dizer que o negócio é realmente lucrativo. O que faz de uma rede lucrativa, essencialmente, é a marca ter sido realmente testada como um negócio rentável.
Existem diversas redes de franquias que nascem já no berço do Franchising e dão certo, mas isso não é uma máxima. A maturação de uma empresa, para entendimento do melhor caminho de um bom faturamento, com processos bem definidos, ainda são a premissa de uma marca que merece atenção.
Além disso, o nicho
Outro aspecto importante, é a escolha do nicho. Se a predileção para um novo negócio está em uma empresa estruturada e em um segmento de afinidade do investidor, a tendência de dar certo é quase que total.
E sabe-se que muitos empreendedores são adeptos ao setor de Saúde, beleza e Bem-estar, tendo como um dos pontos fortes para isso, a lucratividade do nicho.
Vanessa Nantes, a sócia-fundadora da Escovei, rede de franquia de escovas sem hora marcada, ressalta que ter diferenciais competitivos dentro do segmento fortalecem o conceito de franquia lucrativa.
“Quando criamos a Escovei, queríamos um negócio muito sólido, por isso levamos cerca de três anos para entrar no Franchising. Como eu posso oferecer rentabilidade, se eu não tenho lucro do meu negócio? Aliado a isso, trouxemos da Europa o conceito da Estilista de Imagem, uma profissão muito valorizada lá fora que, aqui no Brasil, só nós temos. Tudo isso junto, oferece maior potencial de lucro aos nossos franqueados”, conta Vanessa.
Contando com a experiência de mais de 20 anos de suas sócias e com uma estruturação de negócio de três anos, a Escovei é relativamente nova no mercado de Franquias e segue construindo seu fortalecimento com os empreendedores e a, ainda, pequena quantidade de franqueados já era algo previsto, uma vez que, mais do que vender franquias, a marca busca parceiros consistentes.
“Não queremos apenas ter franqueados. Buscamos investidores que vão conseguir manter o negócio. Não basta ter dinheiro e não saber administrar, ou tirar dinheiro de onde não tem para ser nosso parceiro. Consistência é o nosso foco. Somente assim para termos, cada vez mais, uma marca forte e cada vez mais rentável”, revela a outra sócia-proprietária da Escovei, Janaina Folco
Case de sucesso
O reflexo da busca precisa por novos franqueados com, especialmente, poder de administração de negócios, é manter um negócio ainda mais sólido e com maior potencial de lucro.
“A Janaina e eu construímos a Escovei com muito estudo e aprendizado para oferecer o melhor para nossos franqueados, por isso, pessoas comprometidas são o nosso objetivo. E como exemplo, temos a recém-inaugurada unidade de Indaiatuba, que tem sido um sucesso e a franqueada está muito satisfeita. Chegar a centenas de unidades, de forma estruturada não é do dia para a noite”, afirma Vanessa Nantes.
Expansão
Iniciada no Franchising durante a pandemia, a Escovei chega como uma grande alternativa para os novos empreendedores, já que traz um diferencial exclusivo: suas profissionais são estilistas de imagem. Outro fator fundamental, é que a rede trabalha com produtos próprios.
Ambos os elementos estão fortalecendo cada vez mais a marca, com boas perspectivas de expansão até o final do próximo ano.
“Inauguramos já neste ano uma unidade em Indaiatuba (SP), estamos prester a abrir outra em São Bernardo do Campo (SP) e estamos em negociação em Cuiabá (MT). Até o final de 2023 prevemos abrir 50 novas unidades por todo o Brasil”, finaliza Janaina Folco.