Se o texto tivesse cheiro, começamos descrevendo um perfume que atrai qualquer um a quarteirões de distância quando a massa está no forno. Logo depois das fornadas, a experiência olfativa se junta ao convite sonoro de ouvir as lâminas fininhas, no tradicional formato de meia lua, fazerem barulho ao serem cuidadosamente cortadas ao meio para uma fusão de sabores de dar água na boca.
As duas bandas do famoso croissant recebem uma camada generosa de manteiga gourmet com cobertura de fios de mel e como se não bastasse, o aroma irresistível ganha ainda a finalização do maçarico, que derrete ao mesmo tempo em que doura uma mistura agridoce que está fazendo a cabeça e o paladar de muita gente.
Estamos falando do French Toast Croissant, invenção de uma brasileira que já fez muita gente trocar as taças de champagne pelas xícaras de café. Bruna Vieira é uma das idealizadoras que assina pela grife da rede de cafeterias mais inovadora do país, proposta que começou em Santa Catarina, se espalhou pelo Brasil e já conquistou o exterior.
Quem entra em uma das lojas da Café Du Centre sente como se estivesse num bistrô de Paris pela arquitetura inspiradora e a experiência gastronômica digna de menu francês. E agora, outra inovação promete deixar os amantes da viennoiserie outra vez boquiabertos.
É que curiosamente ao mesmo tempo em que as filas estão frenéticas em Nova Iorque para experimentar o croissant redondo recheado de creme, por aqui, surge uma versão inédita do croissant que tem sido sucesso de vendas de manhã, de tarde e de noite. “Tudo começou quando eu decidi cortar o croissant como se corta um pãozinho francês, espalhar uma manteiga que por si só já é incomparável, dar uma pincelada de mel e maçaricar o croissant aberto na tentativa de um lanche rápido e gostoso. Quando provei, imediatamente na primeira mordida, me dei conta de que estava diante de um pedido que combinava com qualquer momento do dia”, conta Bruna Vieira.
Dito e feito! Cada vez mais pessoas querem experimentar essa delícia que originalmente surgiu em Viena, capital da Áustria, em meados do século 17, depois, na França, virou símbolo da gastronomia do país e abrasileirado continua a história de renovação do clássico. Além de crocante por fora e aerado por dentro, essa massa leve e ao mesmo tempo já havia sido recheada de muitas maneiras pela Café Du Centre. “Desde 2014 experimentamos novas maneiras de saborear o croissant, mas entre o que existe de doce e de salgado faltava uma versão suave dos dois. Apostamos em mesclar o sabor amanteigado com uma quantidade precisa do melhor mel, ficou surpreendente”, garante a criadora, que já teve muitas invenções copiadas pelas mais conhecidas redes de cafeterias do Brasil quando lançou outras novidades.
“Apelidamos o French Toast Croissant de ‘o novo pão na chapa francês’, porque pelo sucesso de vendas, ele promete ser o mais novo queridinho para quem não dispensa uma companhia gostosa para um bom café”, brinca Bruna.
A inovação reflete mais uma tendência num mercado que segue em alta. Só nos primeiros cinco meses deste ano, o setor de panificação no Brasil ultrapassou o faturamento de todo o ano passado. Em 2021 foram R $105 bilhões e este ano o acumulado até maio já ultrapassou R $109,86 bi, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação.
“A chamada panificação de luxo se consolidou com especializações em pães artesanais, fermentações naturais e experimentos de pâtisserie. O croissant, astro entre os pães de todo tipo nunca esteve tão em alta com repaginação que fazem jus ao nome”, finaliza a empresária.
Croissant vem da palavra crescente, em francês. E se até então o nome se justificava pelo formato de lua crescente, depois da procura pelo French Toast Croissant – que só cresce – ganhou sem dúvida, deliciosos novos motivos para ser chamado assim.