Um feito histórico foi conquistado em 2020 pela brasileira OdontoCompany: alçou à categoria de maior rede de clínicas odontológicas do mundo, desbancando a americana Heartland Dental Care. Com 972 unidades em operação no mês de dezembro de 2020, por todo o País, a rede de franquias fundada pelo Dr. Paulo Zahr, em 1990, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, alcançou um novo ritmo de expansão a partir de 2010, quando a SMZTO Participações, liderada pelo empresário José Carlos Semenzato, adquiriu uma participação com o objetivo de acelerar o negócio, que, na época, contava com 5 clínicas.
No fim de 2019, o fundo de private equity L Catterton, também se tornou sócio, através da compra de uma participação relevante, aportando recursos para o crescimento da rede e para a implantação de uma governança forte e preparada para os desafios de, mais do que torná-la a maior do mundo, ser também a melhor. A união desta parceria promoveu uma nova dinâmica e um ritmo de expansão acelerado, chegando à marca de 52 unidades vendidas em um único mês de 2020. Em dezembro, a Odontocompany comprou a Oralsin, rede de clínicas especializada em implantes dentários, totalizando 1.182 clínicas em operação, somando as 2 redes.
Para 2021 os planos são ousados, com a OdontoCompany inaugurando mais 450 clínicas novas e a Oralsin mais 130, levando ao total de mais de 1.750 clínicas em operação e faturamento sell-out nas franquias superior a R $2,2 BI. “Os próximos 3 anos serão dedicados à busca da qualidade total dos serviços prestados aos nossos franqueados e aos consumidores, continuando com o plano de consolidação do setor através de novas aquisições”, afirma Semenzato.