O casal Jeferson e Aline tinham pouca afinidade com o mercado de roupas infantis até se tornarem pais em 2019. Jeferson, engenheiro de formação, trabalhou na indústria automotiva por mais de 20 anos, sempre atuando na área de qualidade e desenvolvimento de produtos. Aline, contadora, que além da experiência em departamento fiscal e financeiro, conta com experiência em administração e varejo. Com a exposição ao mercado infantil, especialmente ao setor de vestuário, se inspiraram a desenvolver uma ideia de negócio. Assim, em 2021, no auge da pandemia, nasceu a Trok Retrok, um brechó de roupas infantis que foi concebido desde o início como um modelo de franquia. Devido ao seu modelo de negócio altamente replicável, em 2023, em parceria com a Enigma Franquias, a Trok Retrok aderiu ao sistema de franchising. A expectativa é que até o final de 2024 tenha mais de 30 unidades e ao fim 2027 a rede possua 200 unidades por todo o Brasil.
“O mercado de brechós infantis é altamente lucrativo, ficou muito claro para mim após o nascimento do meu filho. As crianças crescem muito rápido, especialmente nos primeiros anos de vida, o que resulta na necessidade de constante renovação do guarda-roupa. O brechó vem para resolver duas questões: transformar peças que não servem mais em negócio, promovendo economia de dinheiro e também de tempo, um recurso tão valioso nos dias de hoje. É possível resolver tudo em um único lugar. As mães saem de suas casas, esvaziam o guarda-roupa, tiram as peças que não servem mais e voltam com tudo o que precisam para seus filhos de uma só vez, economizando dinheiro e podendo aproveitar seu tempo com o que realmente importa: os filhos e a família”, comenta Jeferson, fundador da Trok Retrok.
Na prática, os franqueados serão responsáveis pela administração das lojas, recebendo amplo suporte da franqueadora. A Trok Retrok possui uma moeda própria, chamada Creditrok. Baseada no conceito de criação do valor percebido, alguns itens têm descontos maiores quando adquiridos com essa moeda. De acordo com Jeferson, o que chamou a atenção na Enigma Franquias foi a abordagem personalizada e o comprometimento com o atendimento.
“A marca Trok Retrok já nasceu com a ideia de se tornar franquia, e a abordagem próxima, além de toda a atenção da Enigma, foram, sem dúvida, os principais diferenciais para acelerarmos esse objetivo. Eles não nos veem apenas como mais uma empresa querendo expandir por meio de franquias, mas sim como parceiros, dando atenção às nossas necessidades e desejos. Somos duas empresas que buscam crescimento e conquista de mercado”, acrescenta Jeferson.
O investimento inicial na Trok Retrok parte de R$220 mil, com um tempo médio de retorno estimado em 26 meses e um faturamento médio que pode chegar a 1 milhão de reais por ano.