Transformação Digital: DotBank passa a contar com plataforma Omnichannel

No último ano, franquia trabalhou arduamente na construção de plataforma para contribuir com empresários na redução de custos e aumento da performance

Com o intuito de solucionar problemas tradicionais das empresas como eficácia, desempenho e produtividade, a transformação digital veio para mostrar que todo negócio, nos mais variados segmentos, necessitam dessa mudança estrutural para continuarem vivas no mercado.

É pensando nessa transformação que o DotBank, primeiro banco digital atuando como franquia no Brasil, acaba de lançar a plataforma omnichannel, ou seja, está presente em tudo que tem relação a um negócio, em todas as plataformas e tecnologias.

A rede construiu uma plataforma open banking, que permite o ingresso de qualquer pessoa física ou jurídica na bancarização, podendo abrir uma conta corrente digital com custo zero, totalmente digital, de forma simples e rápida.

Todos os serviços do banco digital podem ser feitos através da própria plataforma, do celular, de IoT Alexa com integração por áudio, de integrações por API, principalmente dentro do próprio ERP que o cliente utiliza.

Marcelo Salomão, diretor executivo do DotBank, explica que a ideia do negócio partiu do momento que buscou contribuir com empresários na redução de custos e aumento de performance, principalmente após a pandemia, que junto trouxe uma grande transformação digital.

“Nós construímos uma estrutura onde interligamos a plataforma do banco, que pode ser acessada através de qualquer dispositivo eletrônico, como computador, tablet, celular, e até mesmo com integração por áudio com a IoT Alexa, com ERP e loja virtual e-commerce, devido às integrações por API”, conta o empresário.

Em um único lugar!

Essa interligação possibilita que o empresário contrate todos os recursos e soluções em um único lugar, possibilitando introduzir a empresa nos canais digitais, criando um posicionamento on-line, facilitando assim, o dia a dia da organização. Passa a levar seu produto e serviços a um número maior de pessoas e a gastar energia com ações que realmente importam como estratégias, campanhas e vendas.

O banco digital também está integrado em plataformas digitais e redes sociais através de outros canais. É o caso do e-commerce DotBank, que permite que o correntista possa ter um canal de venda direta na internet conectado ao Facebook, Twitter e Whatsapp com sistema de comunicação direta pelo próprio aplicativo de comunicação.

“Entendemos que esse conjunto de banco + ERP + e-commerce + redes sociais + IoT + meios de pagamentos são fundamentais nessa economia”, afirma Salomão.

O empresário cita um exemplo prático: “Imagina que você está dirigindo seu carro e surge uma dúvida sobre sua empresa, como se há algo para pagar hoje? Nesse caso, é possível perguntar no viva voz para a Alexa da Amazon e rapidamente ela irá responder se houver algum pagamento a ser feito. Ela se encarregará da tarefa e irá te responder. Isso torna uma poderosa ferramenta para ganho de produtividade e inclusão social, já que elas podem ser realizadas por comando de voz promovendo acesso as pessoas com deficiência”, diz.

Vale ressaltar que somente a Alexa sem o conjunto de produtos do DotBank não é possível resolver os problemas apontados. E em casos que exijam uma segurança maior, como transferência de dinheiro e pagamento de contas, é exigido uma chave dupla de segurança.

Mais novidades

Todas essas tecnologias serão disponibilizadas para todos os franqueados da rede, que hoje já estão presentes em 8 estados. Porém, a franquia não pretende parar por aí não! Na primeira quinzena de fevereiro foi disponibilizado uma nova ferramenta para o mercado com foco no varejo nacional: o troco. O DotBank busca criar o troco digital para contribuir com os empresários e consumidores nessa grande dificuldade.

Salomão salienta ainda que a rede também está trabalhando com foco nas antecipações de recebíveis para ajudar os empresários no capital giro. “Nos próximos meses deverá ser lançado um meio de oferecer pagamento parcelado de contas para pessoas jurídicas e físicas que estejam com dificuldades financeiras, ou seja, seu IPVA, IPTU, DPVAT, conta de luz, água, escola, etc., poderão ser pagas em até 12 vezes para dar aquele fôlego nas contas do mês”, enfatiza o diretor executivo sobre as novidades que estão por vir.