O mercado de perfumes e cosméticos desponta como um dos mais favoráveis dos últimos anos. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), revelam que o Brasil está na 2ª posição entre os países que mais lançam produtos na área, e ocupa o 4º lugar entre os países que mais consomem produtos de beleza no mundo. A previsão é que este setor alcance um faturamento de 580 bilhões de dólares até 2027, segundo relatório da McKinsey.
A empresa Statista afirma que em 2021 as vendas de produtos de higiene pessoal e cosméticos alcançaram R$ 124,5 bilhões no Brasil e é esperado que esse mercado fature mais de R$ 130 bilhões em 2026. Fazem parte desse cenário favorável fragrâncias, produtos masculinos, desodorantes, cuidados com o cabelo, produtos direcionado ao infantil, proteção solar, maquiagem, produtos para banho, cuidados com a pele e também produtos depilatórios.
Entre as maiores do país
O franchising também observa crescimento dentro desse mercado, tanto que em 2023 o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar ficou em 2º lugar entre os setores que mais cresceram no último ano com 17,5%. Só perdeu para o de Alimentação-Food Service, que teve um aumento de 17,9%, comparado a 2022.
São 55.647 unidades e esse aumento, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi puxado pelas mudanças dos hábitos do consumidor; maturidade das marcas e seus franqueados subsegmentados; cuidados pessoais, óticas, odontologia, farmácias e estética.
É o caso da franquia Touti – rede de perfumarias, que acaba de figurar na 7ª posição como a microfranquia que mais cresceu no Brasil em 2023, com 718 unidades, uma alta de 34% comparado a 2022.
“A Touti vê essa conquista como um reflexo direto da qualidade dos nossos produtos e da força do nosso modelo de negócio. Saltar da 9ª posição para a 7ª e ainda estar entre as 20 maiores microfranquias do país, segundo a ABF, é uma prova do nosso compromisso com a excelência e com a satisfação dos nossos clientes e franqueados. Este avanço é também um resultado de nossas estratégias de marketing e vendas, além do suporte contínuo que oferecemos às nossas franquias, o que nos permite não só alcançar, mas superar nossos objetivos”, analisa Hiago Freitas, coordenador de expansão da Touti.
O coordenador de expansão revela que para se manter entre as maiores franquias do Brasil, a Touti tem investido continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos que atentem bem o público brasileiro e que possuam alta qualidade. “Além disso, aprimoramos constantemente nosso modelo de negócio para garantir que nossos franqueados tenham todas as ferramentas e suporte necessários para o sucesso. Isso inclui treinamentos, materiais de marketing e uma forte presença online que nos permite alcançar um público mais amplo”.
Em busca da meta
Para 2024, a Touti tem como meta expandir em 15% o número de unidades, aumentando significativamente a presença em território nacional, sendo que hoje a marca já está presente em todos os estados brasileiros.
Para garantir essa participação, a franquia foca em empreendedores que queiram compartilhar a visão da empresa e compromisso com a qualidade e inovação, ou seja, é necessário ter perfil comunicativo e facilidade de expressão; ser organizado e acreditar na missão e valores da Touti. Também é importante saber enxergar e aproveitar as oportunidades; disponibilidade para trabalhar em horários alternativos e feriados; habilidades para lidar com conflitos. Não é necessário experiência anterior com o franchising, porém, experiência com vendas de produtos em qualquer segmento é essencial para conduzir a operação.
Já o papel do franqueado dentro do negócio é participar pessoalmente dos treinamentos, capacitações, reciclagens e eventos promovidos pela franqueadora; escolha dos funcionários para auxiliar no desenvolvimento das atividades, e garantir a satisfação do cliente, prezando pela excelência no atendimento.
“Acreditamos que o mercado de perfumes e cosméticos continuará em expansão este ano, impulsionado pelo crescente interesse dos consumidores em produtos de bem-estar, beleza e cuidado pessoal. A tendência é que os consumidores busquem cada vez mais produtos de alta qualidade a preços acessíveis. A Touti está bem posicionada para atender a essas demandas, com foco em inovação e preço justo, o que nos coloca em uma posição favorável para o crescimento contínuo”, enfatiza Freitas.
Eles estão com tudo
O público masculino vem sendo notado por essa indústria com mais produtos e serviços voltados a eles. Dispostos a experimentar mais desses itens, tem colocado o Brasil entre o 2º maior mercado de produtos de beleza para homens, segundo a Abihpec.
“Assim como as mulheres, os homens estão muito mais vaidosos do que alguns anos atrás. É nítido como esse público também está em busca de bem-estar para melhoria da saúde física e mental, tem mais consciência e interesse sobre as rotinas de cuidados com a pele. A Touti, por exemplo, oferece mais de 30 fragrâncias masculinas, na qual a grande maioria tem preferência por notas amadeiradas e orientadas. Hoje os homens não compram somente para eles, mas também aproveitam a qualidade e preço dos nossos produtos para presentear a esposa, namorada, ou alguém especial”, analisa Freitas.
Novidades em 2024
A Touti revela que está com várias novidades em seus itens em 2024. A primeira delas é a parceria para a revenda dos perfumes da marca Lood, empresa em que a cantora Ludmilla é sócia-proprietária. Trata-se da maior parceria da Touti, até o momento, com uma personalidade da música, inclusive com ações de ativações de material de merchandising exclusivo nas lojas.
Outra grande novidade da marca será uma linha de perfumes, que terá parcerias com influenciadores digitais do Brasil e estará disponível a partir de abril, com uma digital influencer já confirmada. “Teremos uma iniciativa de lançamento da primeira collab da Touti com a influenciadora Marina Ferrari, que conta com mais de 9 milhões de seguidores nas redes sociais”, comenta o coordenador de expansão da franquia.
A partir de junho a Touti irá lançar uma linha de perfumes de clubes europeus. Essa novidade tem o objetivo de se comunicar com os brasileiros que são apaixonados por futebol e que desejam usar os perfumes da marca como uma forma de expressão pelo estilo. Está previsto o lançamento de duas versões de perfumes para cada clube, cujas criações serão autorais e desenvolvidas por renomadas casas de fragrâncias internacionais, representando a essência de cada clube.
A Touti terá dois anos de contrato com os clubes: Barcelona (Espanha), PSG (França) e Manchester City (Inglaterra). A franquia poderá realizar ações em mídia digital e materiais promocionais nos pontos de venda, com a finalidade de fortalecer a marca entre a comunidade fã desses times. Todos os perfumes licenciados são exclusivos para revenda pela Touti no Brasil. Somente a marca poderá comercializar esses itens em território nacional como produto licenciado.