Tintas MC compra a rede TodaTinta, de João Pessoa e amplia sua atuação no Nordeste

Com essa estratégia a marca passa a ter cinco unidades na Paraíba e 16 no Nordeste.

Renato Sá, CEO da rede Tintas MC Divulgação

A Tintas MC, rede de franquias de lojas de tintas, segue sua estratégia de crescimento acelerado e, como parte desse plano, acaba de adquirir quatro unidades da tradicional rede TodaTinta, localizada em João Pessoa (PB). A negociação, iniciada em abril de 2024 e finalizada recentemente, envolveu um investimento de R$ 5 milhões e marca um passo importante na ampliação da atuação da empresa no Nordeste.

Com essa aquisição, a Tintas MC fortalece sua presença na região e avança em direção à meta de alcançar 500 unidades até o final de 2026.

Segundo o CEO da rede, Renato Sá, a escolha por João Pessoa foi estratégia para ampliar a atuação da marca no Nordeste e baseada em estudos de mercado que apontou a capital como próspera e com forte tendência no crescimento da construção civil. “Neste ano estamos muito focados na região Nordeste, pois é um mercado muito promissor. Só a Paraíba tem potencial para consumir 12 milhões de litros por ano”, garante.

As quatro lojas atendiam não só a capital, mas também a cidade de Campina Grande e vinham vendendo uma média de 600 mil litros por ano. Com a entrada da Tintas MC, a expectativa é que esse volume aumente para 1 milhão de litros ano de operação. Em termos de faturamento, as lojas movimentaram R$ 10 milhões em 2024, e a meta da rede para 2025 é atingir R$ 15 milhões, ainda no primeiro ano da conversão da bandeira.

O crescimento projetado se deve, em grande parte, à expansão do portfólio de marcas e produtos.

“Nossa marca própria será um diferencial competitivo e agregará muito valor à nova operação”, destaca Renato Sá.

Transição Planejada e Integração da Equipe

Para garantir uma transição tranquila e eficiente, os ex-proprietários da TodaTinta continuarão no negócio por um ano, acompanhando o processo de conversão da marca e auxiliando na adaptação da equipe e da operação.

A Tintas MC entende que uma aquisição bem-sucedida exige planejamento e execução estratégica, minimizando impactos no mercado e garantindo uma curva de aprendizado ágil para os novos colaboradores.

Construção de uma Nova Cultura Organizacional

Um dos desafios de qualquer aquisição é a adaptação à cultura da nova empresa. Para isso, a Tintas MC está investindo em treinamentos e uma comunicação aberta, garantindo que os colaboradores tenham total suporte para se integrar ao novo modelo de gestão.

“Não é a primeira vez que adquirimos uma rede, e sabemos que a mudança de cultura leva tempo. No entanto, confiamos no processo e estamos certos de que a equipe se adaptará com sucesso”, ressalta o CEO.

Atualmente, as unidades da TodaTinta contam com 18 funcionários, e a Tintas MC pretende manter toda a equipe.

“Esses colaboradores são essenciais. Eles conhecem a empresa e a região onde atuam e valorizamos muito essa experiência local”, reforça Renato.