A marca própria “Tintas MC”, da rede de lojas Tintas MC, alcançou um faturamento de mais de 20 milhões de reais em seu primeiro ano de atividade. O volume de vendas superou 3,5 milhões de litros, resultado que ultrapassou as expectativas da empresa. Segundo o diretor comercial Carlos Cunha, o desempenho da marca própria foi tão significativo que a colocou entre as marcas mais vendidas nas lojas da rede.
As vendas da MP foram responsáveis por 5% do faturamento, sinalizando como foi boa a recepção do produto por parte do consumidor final e pintores. Para o próximo ano, Cunha espera aumentar essa participação para 10%, em toda rede e atingir um faturamento de mais de R$60 milhões, só da MP.
Sem informar o valor exato do investimento feito na MP, Cunha confirma que foram investidos alguns milhões de reais, entre planejamento e produção. “A nossa vitória está nos feedbacks. Não tivemos nenhum retorno negativo ao ponto de precisar alterar rotas ou produtos. Pelo contrário, a linha foi comparada, positivamente, com as demais marcas que estão há anos no mercado”, salienta.
Ele ainda explica que a MP era uma demanda dos franqueados, que desejavam produtos para compor com o portfólio oferecido nas lojas, e que estivesse à altura das grandes marcas como: Suvinil, Coral, Sherwin Williams e Eucatex, além de outras marcas regionais.
“A MP é importante para melhorar ainda mais os resultados de toda nossa cadeia e agregar valor à nossa empresa”, explica o diretor comercial. Ele ainda diz que agora o cliente final terá uma alternativa de muita qualidade para colocar no seu carrinho, e o pintor ganha a garantia de uma tinta que já nasce com tradição. “Dentro de cada lata temos mais do que tinta, temos respeito pelos nossos clientes”, ressalta.
“Tintas MC” foi lançada com 19 itens, sendo oito tipos de tintas, quatro tipos de complementos e texturas, além dos sprays. Os produtos mais vendidos, nesse primeiro ano, foram as texturas e complementos, seguidos das linhas de tintas Standard e Pisos.
O diretor de compras da rede, Marcelo Ribeiro, afirma nesse momento a empresa está revisando o mix da marca e buscando as tendências do mercado, sempre alinhado com o perfil do consumidor. Mesmo sem poder falar quais serão os novos lançamentos, ele garante que itens inovadores vão compor o leque de produtos, em breve.
Uma das novidades que Ribeiro já pode apresentar é a presença dos tintométricos nos pontos de vendas. Essas máquinas são responsáveis pela mistura de cores que permitem a formação de centenas de tons. “Com o equipamento vamos oferecer opções de cores tanto nas tintas para paredes quanto nos esmaltes”, reforça Ribeiro. “Nossa meta é aumentar as vendas em mais 50%, a partir dele”, completa.
Concorrência leal
A Tintas MC sabe que seus produtos têm sua qualidade comparada com as principais marcas do país. Por isso, todos os itens foram desenvolvidos com alto padrão e custos competitivos, se apresentando sempre como uma ótima opção para o consumidor. “Dentro da loja Tintas MC, somos concorrentes das grandes marcas e o cliente é quem decide. Se a preferência é por um dos nossos grandes parceiros, continuaremos impulsionando essas vendas dentro das nossas lojas”, explica Carlos Cunha.
Como a concorrência é grande, a Tintas MC investirá em várias estratégias, nesse segundo ano de atividades, como: trazer amplitude de portfólio para a linha, investir em estrutura, ampliar a comunicação e divulgação, incluindo mais materiais de PDV´s para fortalecimento da marca, ampliar as campanhas e ações que envolvam o consumidor final e pintores e treinamento e capacitação das equipes internas e externas.
Outro foco da rede são os pintores, que sempre tiveram voz e um lugar especial nesses 60 anos de história da empresa. Com o lançamento da nova marca foi realizado um trabalho corpo a corpo muito forte com esse público. Para 2025, estão previstas muitas ações com esses profissionais.