A Tintas MC, rede de franquias de lojas de tintas, completa 60 anos de atividades neste mês de abril. Por ser uma sexagenária, sobreviveu a cinco planos econômicos e nove moedas diferentes aqui no Brasil e, mesmo assim, mantém o fôlego de uma adolescente. Para comemorar vem colocando em prática, desde o ano passado, algumas estratégias que tem situado a rede como um negócio de ponta e de alta lucratividade.
Atuante no segmento de franquias, desde 2017, a Tintas MC hoje é uma referência no setor tinteiro, ao lado de grandes redes de material de construção. Presente em 14 Estados, a rede conta com mais de 230 unidades, entre próprias e franquias, e tem como meta fechar esse ano com 300 unidades.
Tudo começou em 1964, quando Manoel Sá decidiu abrir no bairro do Belenzinho uma pequena loja de tintas, que traz as iniciais do seu nome, Manoel, e com o nome da sua esposa, Cleide. Assim nasceu a Tintas MC. No início o forte era tinta automotiva, mas com o passar do tempo, a tinta imobiliária foi ganhando espaço.
Em uma loja com 20m² Manoel começou a aplicar estratégias pioneiras no segmento. Uma loja organizada, limpa e clara. Funcionários uniformizados e bem informados, e a cereja do bolo, mulheres no atendimento, dando maior conforto para as consumidoras que queriam escolher suas tintas, mas não se sentiam confortáveis em um ambiente, até então, restrito à homens.
Foram ações como essas que fizeram da marca uma referência, e logo o negócio começou a expandir. Pouco tempo depois, Manoel chamou seus irmãos, Amilcar e Armando a entrarem na sociedade. De lá pra cá, a rede vem conquistando seu espaço e crescendo de forma sustentável.
A segunda geração entra no negócio
Meados dos anos 90, Renato Sá, filho de Amilcar Sá, começa a trabalhar com pai. Aos 15 anos ele foi balconista, carregou latas e descarregou caminhão. Seu pai acreditava que mesmo sendo filho de um dos sócios, ele não poderia começar com regalias, ele precisava conhecer o negócio.
O objetivo do pai, Amilcar Sá, era despertar no herdeiro o mesmo senso empreendedor que o motivou, assim como a seus irmãos.
Mas, depois de 15 anos na Tintas MC, Renato resolveu ir atrás do seu próprio negócio. Com 31 anos abriu sua empresa, a Distribuidora Premium, com atuação no atacado e na venda de materiais de construção. Com o slogan “A diferença é o nosso desafio”, depois de quatro anos, a empresa já era reconhecida no mercado como a maior distribuidora de tintas do Brasil.
Em 2015, com a distribuidora faturando R$ 100 milhões e, a Tintas MC com o mesmo faturamento e 42 lojas em São Paulo e interior, Renato e Amilcar decidiram uniram forças e criaram o Grupo Aliar, holding detentora das duas marcas.
Renato assumindo posto de Diretor de Estratégia e Marketing da Tintas MC, iniciou-se um ciclo de expansão com processo gerencial em três diferentes frentes: aquisição de lojas, abertura de lojas próprias e expansão via franquias. Em 2017, entrou para o mundo do franchising, com o objetivo de levar a marca para cidades com mais de 50 mil habitantes.
Nessa mesma época, sua irmã Flávia Sá, que também solidificou sua carreira no setor de marketing, fora da empresa familiar, entra para o negócio e ajuda no processo de expansão. Em 2020, Renato se tornou CEO do Grupo Aliar e sua irmã, diretora de marketing do Grupo.
Hoje, o Grupo é formado pelas empresas Tintas MC, Tintas MC Franchising, Distribuidora Premium, MC Export, Toc Toc (startup).
Como está a franquia hoje?
Com um faturamento de R$ 563 milhões, a Tintas MC quer fechar o ano de 2024 com R$ 680 milhões de faturamento e com 300 unidades abertas.
Para alcançar esse objetivo, Renato Sá quer crescer através de novas franquias, por todo Brasil e com a aquisição de redes tinteiras.
No ano passado a empresa adquiriu três redes de lojas de tintas em Santa Catarina: Colormar (5 lojas), Casa da Pintura (2 lojas) e Bigaçu (2 lojas), redes localizadas em Florianópolis, Biguaçu e São José, respectivamente. O investimento feito para essas aquisições foi de R$ 10 milhões e levou cerca de um ano para ser concluído.
“A empresa realizou várias pesquisas para identificar as oportunidades de compra, além de muitas reuniões com players da região que nos ajudaram nas análises. E esperamos ter o retorno desse investimento em 24 meses”, explica Renato Sá.
Já neste ano, a marca entrou de forma mais forte no Estado da Bahia. A empresa fechou uma fusão com a rede local D´Cores, presente no Estado com quatro unidades (Lauro de Freitas, Alagoinhas e duas em Salvador). A D´cores está no mercado baiano há seis anos e tem um faturamento anual de R$ 10 milhões.
Marca própria, veio para chancelar a força da rede
Sempre atenta a todas as movimentações do mercado e do varejo, a empresa anunciou o lançamento da marca própria de tintas, denominada Tintas MC, em agosto de 2023. Segundo o CEO da rede, a empresa se preparou muito para esse momento. “Nossa expertise está totalmente voltada para o mercado tinteiro, sempre visando o consumidor, o lojista e o pintor. Essa é a tríade que move a Tintas MC”, explica.
Sem informar o valor exato, mas confirmando que foram investidos alguns milhões de reais, entre planejamento, produção e lançamento, o CEO da rede se mostra muito otimista quanto ao produto, pois o mercado e os profissionais aceitaram muito bem a nova marca. “Vamos apresentar muitas novidades ainda, o setor pode esperar que coisas muito boas estão por vir”, diz.
Nesses primeiros 8 meses, a rede comercializou mais de 1,5 milhões de litros da marca, atingindo suas expectativas para o período. No primeiro ano a rede espera que a marca própria ultrapasse os 20% de participação nos negócios da rede, trazendo um volume de vendas acima de R$ 50 milhões.
Rede cria a sturtup Toc Toc, que aproxima ainda mais a marca do consumidor final
O Toc Toc é uma plataforma digital que nasceu em abril de 2023, e veio para revolucionar a jornada do cliente que quer contratar um serviço de pintura. A startup faz parte do Grupo Aliar, que detém, também, a marca Tintas MC. Aliás, a startup nasceu da observação do CEO do Grupo, Renato Sá, que viu uma enorme dor do cliente final.
A startup iniciou como um aplicativo que facilitava todo o processo de contratação de um pintor. Mas, no decorrer dos meses eles perceberam que se democratizem ainda mais esse serviço, poderiam alcançar um número maior de interessados. Assim, o serviço migrou para o WhatsApp, onde o cliente faz da consulta até o fechamento do negócio. Essa mudança fez com que as consultas pelo serviço aumentassem em 60%.
Dentro desse canal o cliente manda o vídeo da área que será pintada, recebe o orçamento, escolhe o profissional que executará a obra e, também, pode comprar todo material, se assim quiser.
Hoje, o atendimento é feito em todo Estado de São Paulo. Foram realizadas 42 obras que proporcionaram um faturamento de R$ 500 mil em 2023. Para 2024, a expectativa de faturamento é de R$ 700 mil e 80 obras.