Com 498 unidades espalhadas por doze estados do Brasil e mais 2 operações no Paraguai, em outubro a The Best Açaí alcançou a marca de 500 lojas em operação. A inauguração da 500ª unidade da maior rede de franquias de açaí e sorvetes no modelo self-service do país aconteceu em Campinas (SP). Um dos pilares da expansão da The Best Açaí tem sido a escolha estratégica de lojas de rua.
Nos últimos anos, a The Best Açaí tem registrado um aumento expressivo de clientes, atendendo mais de 100 mil pessoas diariamente. A expansão da rede acompanha o crescimento da indústria sorveteira que, segundo a Abrasorvete, apresentou um aumento de 22,4% em volume no segundo semestre de 2023. E o açaí, carro chefe das vendas da franqueadora, domina atualmente 55% do mercado de sorvetes no Brasil, de acordo com pesquisa da Fispal Sorvetes.
Além da expansão física, a The Best Açaí tem investido fortemente em estratégias de engajamento e fidelização dos clientes, como o “The Best Day”. Na última edição, realizada em comemoração ao Dia Nacional do Açaí, a rede distribuiu gratuitamente 100 mil potes de açaí para os clientes cadastrados no Clube The Best, o aplicativo da marca. O CEO Sérgio Kendy reforça: “Essas ações são fundamentais para fortalecer o relacionamento com os consumidores. Nosso compromisso é levar açaí de qualidade e uma experiência diferenciada a cada vez mais pessoas, sem perder o foco na inovação e na proximidade com os nossos clientes”.
A produção também acompanha o ritmo acelerado de crescimento. Com a fábrica própria, Amadelli Alimentos, a rede produziu 500 mil caixas de açaí e sorvetes só no primeiro semestre de 2024 – um aumento de 120% em relação ao ano anterior. Esse incremento na produção assegura o abastecimento necessário para atender à demanda crescente das lojas e das promoções, como o “The Best Day”, que distribuiu 24 toneladas de açaí.
Paralelamente, a The Best Açaí está avançando com o ambicioso “Plano 777”, que visa atingir 777 lojas e um faturamento de R$ 777 milhões até dezembro de 2024. O plano estratégico inclui tanto a expansão nacional quanto internacional, com a abertura de novas lojas no Paraguai, nas cidades de Encarnación e Ciudad del Este. “Na The Best Açaí, crescer significa democratizar ainda mais o consumo de açaí, e a inauguração de 500 lojas é um marco importante nessa jornada. As lojas têm crescido em faturamento médio, atingindo mais de R$ 97 mil e isso significa que seguimos no caminho certo”, aponta Kendy.
Desde o início a marca segue em expansão com a estratégia do varejo de rua. “Nascemos dessa forma e seguimos performando dentro desse cenário. Conseguimos criar proximidade com os consumidores, se tornando pontos de encontro acessíveis e convenientes em diferentes regiões. Escolhemos estar principalmente nas ruas para facilitar o acesso ao nosso produto e oferecer uma experiência mais conectada com o dia a dia dos clientes. A inauguração da 500ª loja é prova disso, e estamos muito orgulhosos dessa conquista”, destaca o CEO da rede.