O Estado do Rio de Janeiro será o foco da terceira edição da Feira Virtual de Franquia na próxima quinta-feira. Por meio da plataforma de videoconferência Zoom, redes de franquias e interessados em ter o próprio negócio farão reuniões pré-agendadas para conhecer os modelos de negócio e, quem sabe, se tornar um empreendedor.
O mercado de franquias do Estado do Rio de Janeiro é o 2º maior em número de redes e unidades do Brasil. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising – ABF do 1º trimestre de 2020, o mercado de franquias do Estado faturou cerca de R$ 4,140 bilhões. Isso representa um crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. São 862 rede e 11.811 unidades instaladas.
O Rio de Janeiro é um mercado bastante promissor para as marcas e possui várias regiões em potencial para as marcas que buscam a interiorização dos negócios. Cidades como Niterói, Macaé, Rio das Ostras, Volta Redonda, Resende, Maricá, Petrópolis e Nova Hamburgo estão na mira das redes.
“Para a Paper Pão buscamos novos franqueados para todo o Estado, queremos ampliar a nossa atuação e acreditamos que esse seja um mercado bastante promissor. Hoje temos apenas uma unidade na capital, então temos muito a crescer”, conta Daniel Costa, fundador da Paper Pão, rede de franquia especializada na divulgação de marcas, produtos e serviços em sacos de pão, uma das participantes dessa edição.
Conectando negócios
A Feria Virtual de Franquia é um evento totalmente on-line, o primeiro do segmento lançado no mercado, que tem como objetivo manter a comunicação e a expansão das redes de franquias em todo o Brasil mesmo nesse período de quarentena e isolamento social.
“Todo o projeto foi desenvolvido pensando em conectar investidores e marcas para fomentar o empreendedorismo, principalmente nesse período em que as pessoas precisam se reinventar no mercado para manter uma boa renda. As redes de franquias são excelentes investimentos para quem quer investir em algo comprovadamente rentável com investimentos que variam de R$ 3 mil a 600 mil reais dependendo do segmento de atuação”, explica Ricardo Branco, diretor executivo da Feira.
A Feira Virtual de Franquia tem proporcionado um excelente networking entre marcas e investidores. Duas edições já aconteceram em julho, uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte e foi possível criar conexões valiosas para geração de negócios com mais de 4 mil pessoas inscritas para participar. “As feiras são a principal ferramenta de apresentação dos modelos de negócio no franchising. Nossa experiência em feiras presenciais nos permitiu desenvolver um modelo de feira virtual eficiente onde é possível criar conexões e mostrar a estrutura e credibilidade das redes no mercado. Já tivemos muitos contratos fechados nas duas primeiras edições”, reforça, Branco.
Vantajoso para as marcas
Todo o processo de captação de leads é realizado pela organização da feira, ou seja, as marcas não precisam se preocupar em buscar interessados. Além disso, as marcas participantes do evento tem um investimento bem menor do que em feiras tradicionais, visto que não há necessidade de deslocamento, hotel, alimentação e nem estrutura, tudo é feito a partir do escritório da franqueadora.
“O custo-benefício desse tipo de evento mostra que é um modelo que já foi muito bem aceito tanto pelas redes quanto pelas pessoas que procuram o negócio próprio. Para ambos há redução de custos e de tempo de deslocamento, isso é muito importante nos dias de hoje”, salienta Branco.
Gratuito para futuros empreendedores
Para quem busca conhecer negócios para empreender a participação é gratuita. Basta se inscrever no site da feira, escolher a marca almejada e agendar a reunião virtual no horário sugerido. Tudo é feito de forma fácil, rápida e on-line. Após inscrição a organização entra em contato para confirmar dados e o interessado passa a receber informações sobre a rede escolhida e pode sanar todas as suas dúvidas no dia da reunião.
E-books gratuitos e bônus para curso
A Feira Virtual de Franquia também vai oferecer aos participantes a oportunidade de aprender mais sobre o mercado de franquias disponibilizando no site e-Books gratuitos com temas variados para que o investidor entenda um pouco mais sobre o mercado. Entre os temas estão: 20 passos para abrir uma franquia de sucesso; Guia da franquia home office: vantagens e opções; Dicas financeiras para cuidar da sua franquia; Descubra todos os custos de uma franquia; As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo. Basta acessar o site, preencher o cadastro e baixar o conteúdo de interesse.
Outro benefício para quem participar das reuniões virtuais é um bônus no valor de R$ 1.900 para fazer um curso totalmente on-line ministrado pelo empresário Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, com o tema: “50 itens que você precisa saber antes de investir em uma franquia”.
Para ganhar o curso o participante deve tirar uma foto da sala de videoconferência que está participando e publicar no seu Instagram marcando o @ da franqueadora e da Feira Virtual de Franquia (@feiravirtualdefranquia).
Os participantes dos eventos promovidos pela Feira Virtual de Franquia em qualquer localidade do Brasil prevista no cronograma ganharão um bônus do curso que poderá ser visto por 7 dias.