Suporte prestado por franquias evita o fechamento de unidades precocemente

A franquia Touti oferece ao seu franqueado uma assistência completa, com treinamento antes da inauguração e suporte durante a operação da loja

Empreender no Brasil se tornou um dos principais recursos para quem deseja aumentar o seu faturamento mensal, conquistar uma maior liberdade nos horários e crescer profissionalmente. Dessa forma, milhares de empresas são abertas diariamente no país, nos mais variados segmentos e estilos, cada um indo de acordo com o poder aquisitivo do empreendedor.

Porém, muitos negócios acabam encerrando suas atividades de maneira precoce. Segundo o Mapa de Empresas, feito pelo Governo Federal, a cada minuto quatro empresas fecharam no Brasil durante o ano passado. A justificativa desse acontecimento é pela falta de experiência de muitos, não sabendo lidar com momentos de crise e também a inexistência de um suporte qualificado.

Diante desse cenário, empreendedores de primeira viagem estão optando por franquias, pelo fato de prestarem suporte, treinamento e apoio quando o franqueado necessitar. “Nós oferecemos o suporte antes mesmo de o franqueado iniciar a sua operação, o ajudando a escolher coisas bem específicas para o começo de sua jornada”, conta a coordenadora de expansão da Touti – rede de linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício – Dayane Corina.

Primeiro passo

A Touti tem como um de seus diferenciais o treinamento inicial completo para novos franqueados, dando suporte na escolha do ponto comercial, estratégias de padronização dos produtos e da identidade visual da loja.

“O processo inicial dura entre 30 a 45 dias e inclui cadastro no sistema, acesso ao portal do franqueado, assinatura de contrato, treinamento via portal e instalação do sistema de gestão Saurus. O franqueado também recebe suporte para realizar o pedido inicial de produtos e planejar a inauguração”, detalha Dayane.

Treinamento

A franquia de cosméticos tem um portal dedicado exclusivamente para o treinamento do seu franqueado, mas que também pode ser complementado por videochamadas para esclarecer dúvidas.

“A equipe de treinamento é composta por profissionais qualificados e experientes, que ensinam sobre gestão operacional, controle de estoque, vendas e outros aspectos fundamentais para a operação da franquia”, completa a coordenadora de expansão da Touti.

Unidade em operação

Após realizar o suporte antes da inauguração de uma unidade, a franquia também continua dando assistência com a loja já em andamento, fazendo isso através de um treinamento financeiro em DRE, além de serviços gratuitos de marketing.

“Nós mantemos o suporte contínuo, principalmente com acompanhamento do faturamento, marketing digital que o empreendedor está realizando na sua região, e auditorias esporádicas para avaliar a experiência na loja, atendimento e padronização”, explica Dayane.

Pedidos de apoio

O suporte prestado pela franqueadora poderá ser feito tanto online quanto presencial, dependendo da demanda requisitada pelo empresário.

“No atendimento online estamos disponíveis via ligações, videochamadas e WhatsApp. Já presencialmente realizamos auditorias periódicas e oferecemos encontros pessoais agendados. O contato é feito via WhatsApp, com ligações disponíveis para situações urgentes, esse sistema permite um acesso rápido e eficiente à equipe de suporte”, finaliza Corina.

Baixo investimento

A Touti é uma franquia em franca expansão, com 741 unidades espalhadas pelo Brasil, figurando entre as 10 maiores microfranquias do país conforme o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A marca tem como característica o seu investimento inicial baixo, sendo a partir de R$ 12 mil (incluso taxa de franquia, capital de giro e instalação). O faturamento bruto mensal fica a partir de R$ 15 mil, com retorno do investimento entre 5 a 24 meses, dependendo do modelo de negócio.