De acordo com uma pesquisa realizada pela Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil, o mercado brasileiro de pizzarias registrou crescimento de 499% na última década, sendo que 50% dos empreendimentos em funcionamento estão localizados na região Sudeste do país. Foi neste cenário que nasceu a Borda & Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil que, preparando pizzas em até 3 minutos, cresceu 650% em número de unidades após participar de um programa de televisão. Atualmente, a rede possui 28 lojas em funcionamento e prevê faturar R$ 10 milhões até o final do ano.
Fundada em 2016 no Rio de Janeiro (RJ), pelo carioca Gabriel Farrel, a Borda & Lenha oferece no cardápio pizzas feitas com massa artesanal e destaca-se pela agilidade no atendimento prestado via delivery ou retirada em balcão, além da possibilidade da seleção de sabores pelo próprio consumidor, que pode montar a pizza a partir de mais de 25 opções de toppings. Segundo Farrel, ambos os atributos foram pensados especialmente para singularizar a experiência do cliente e acelerar o ritmo das operações, além de diminuir os custos para os franqueados.
“Desde o começo, nosso objetivo é oferecer personalização de produtos, rapidez, custo-benefício e qualidade, então, desenvolvemos um fluxo de produção que nos permite cumprir com todas essas metas ao mesmo tempo”, comenta Gabriel Farrel, CEO da Borda & Lenha.
De acordo com o executivo, o segredo para o sucesso da operação é entregar aos franqueados as massas das pizzas abertas e pré-assadas. “Os discos chegam nas lojas prontos para a montagem, dessa forma, além de assegurar que as pizzas fiquem prontas em até 3 minutos, nós conseguimos reduzir a quantidade de equipamentos dentro das unidades, diminuir o espaço das lojas e assim, refrear os custos de aluguel e de pessoal, já que o formato permite a redução no número de colaboradores necessários na linha de produção”, explica Farrel.
Embora a marca tenha nascido no auge dos food trucks com apenas um forno a lenha na caçamba de uma caminhonete e uma estrutura de pallet para atender eventos de rua, Farrel sempre soube que queria expandir o negócio. “Em 2018, depois que inaugurei a primeira loja física para delivery, fui trabalhar como estagiário em uma franqueadora e lá, aprendi todo o necessário para formatar o modelo de negócio da Borda & Lenha e inseri-la no franchising”, lembra.
Com três unidades, a Borda & Lenha ‘explodiu’ o número de vendas durante a pandemia causada pela Covid-19 e, em 2021, devido a insistência de Farrel, a marca foi participante de um programa de televisão que reúne investidores que fazem aportes em protótipos e produtos já desenvolvidos. Como resultado, a Borda & Lenha recebeu investimentos do José Semenzato e do Felipe Titto. “Com a parceria conseguimos 26 unidades em operação e outras 28 já negociadas, totalizando 54 em setembro deste ano. É um crescimento de 650% em número de lojas abertas e 1350% em comercializadas”, conta Farrel.
Ainda para 2023, a Borda & Lenha pretende chegar ao total de 75 unidades em operação e, em três anos, inaugurar mais 150 lojas.