Sterna Café projeta abertura de 30 unidades em 2022

Franquia de alimentação está entre os segmentos mais lucrativos do setor

Investir em franquia continua sendo uma opção segura para quem deseja empreender e ser dono do próprio negócio. Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor consolidou uma recuperação em 2021 e a instituição afirma que as projeções para 2022 são positivas, com uma alta de 9% de faturamento e 5% de geração de emprego.

O segmento de alimentação é o mais lucrativo entre os 11 do mercado de franquias e é uma das principais tendências para este ano. Apenas em 2020, ano de pandemia, as franquias de alimentação faturaram aproximadamente 41 bilhões de reais.

“A luz no fim do túnel para a economia apareceu com o avanço da imunização e a diminuição das medidas de distanciamento social. Com esse movimento promissor, as oportunidades são revistas e os planejamentos podem começar a sair do papel, sendo uma delas, pegar carona na onda das franquias e alavancar a vida profissional” afirma Deiverson Migliatti, fundador da Sterna Café, maior rede de cafeterias especiais no Brasil, com 85 unidades franqueadas.

Segundo Migliatti, a expectativa da rede é chegar a 100 lojas ainda em 2022, que já está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal e conta com cinco modelos de negócio com opção de investimento inicial de 20 mil reais e retorno de investimento total em até 36 meses.

Acompanhando as mudanças que aconteceram durante a pandemia, a rede buscou inovar desde a decoração dos pontos de venda, até às exigências digitais. “Pensando como consumidor, os novos hábitos adquiridos durante esses dois anos se concentram na confiança que ele deposita na empresa e no conforto que é entregue além do produto. Por isso, investir em plataforma de e-commerce, delivery e locais com espaços convidativos e instagramáveis, é essencial nos dias de hoje, além de ser um diferencial para alavancar a venda de novas unidades e conquistar os consumidores”, finaliza Migliatti.