O Spoleto – rede de franquia de comida italiana – acaba de realizar a tradicional convenção anual da marca em um resort no interior de São Paulo. Durante os dias 11 e 12 de setembro, a empresa reuniu 473 pessoas em Mogi das Cruzes para trocar experiências, conhecer as novidades e buscar conhecimento da marca e o ecossistema de franquias. Durante a programação, foi anunciado um investimento de mais de R$ 10 milhões nos próximos cinco anos para o processo de transformação digital da marca.
“Com a mudança de comportamento das pessoas e os acontecimentos dos últimos anos, foi preciso um mergulho cada vez mais profundo no digital, que se faz cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ou seja, a transformação digital é necessária e o Spoleto vai se dedicar mais ainda a esse objetivo”, destaca Rafael Pardo, Diretor de Franquias do Spoleto.
Ele conta que o faturamento da rede no digital cresce mais do que no físico – 41,1% na rede x 46,8% no digital de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2019 -, assim como a lucratividade (9,8% rede x 12,4% digital no primeiro semestre deste ano), e número de pedidos – 3,2% rede x 5,5% digital comparando janeiro a agosto de 2023 com o mesmo período de 2022.
Como parte desse processo de transição, a rede apresentou aos franqueados o seu novo Diretor de Tecnologia e Transformação Digital, Luis Marcelo.
“Vamos investir pesado nessa transformação tecnológica da marca porque ela é vital para longevidade de qualquer negócio. O cliente de amanhã é a criança de hoje, que já nasce conectada”, aponta Luis. Ele explica ainda que o montante a ser investido na área será compartilhado entre inovação (inteligência artificial, meios de pagamentos, gestão dos restaurantes etc), infraestrutura, plataforma de dados, monitoramento, suporte, avaliação, fidelidade, e-commerce e canais próprios.
O Spoleto anunciou também o lançamento de um programa inédito de suporte para franqueados, desenvolvido pela própria equipe, que está em fase de testes e deve chegar aos restaurantes ainda este ano.
Dados são uma poderosa ferramenta de avaliação e aprimoramento de marca, e o Spoleto também investe nessa frente. “Hoje temos mais de 4 milhões de clientes identificados em nossa base histórica. Poder oferecer o que nosso cliente gosta e precisa, além de saber exatamente o que ele quer é o nosso objetivo. Isso nos permite ir além, melhorando ainda mais nosso relacionamento com cada consumidor que nos ajuda na missão de democratizar a culinária italiana no país”, conta Gustavo Lacerda, Gerente de CRM, Fidelidade e Pesquisas.
Apenas no primeiro semestre de 2023, a marca alcançou mais de 20 milhões de pessoas com investimento em mídia, gerando um retorno de R$ 14 milhões à rede de franquias. Ou seja, com cada um real investido nessa área, gera-se uma venda de 30 reais aos restaurantes.
De acordo com Tom Moreira Leite, CEO do Grupo Trigo, a rede Spoleto supera de longe a performance da indústria de restaurantes brasileira. “A marca é referência e protagonista de mudanças importantíssimas, que nasce justamente do cuidado com a culinária e com a nossa gente”. Na plenária de abertura do evento, ele destacou que a transformação começa com pessoas e trouxe a cultura da companhia para a Convenção, reforçando a importância do reconhecimento.
“É natural do ser humano buscar essa retórica. Reconhecer o time importa, pois deixa o time feliz, melhorando a performance do restaurante como um todo e deixando os clientes ainda mais satisfeitos”, destaca Tom. Ainda nesta direção inspiracional e motivacional, a imersão contou com duas palestras de convidados externos: Derek Rabelo, com o tema “Muito além do que se vê” – surfista cego que surfou duas das maiores e mais perigosas ondas do mundo -, e William Lin, falando sobre “Liderança Inspiradora” – Master em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de PNL -, que comoveram a plateia ao falarem de superação, felicidade e resiliência, trazendo importantes reflexões e atividades interativas que despertaram uma avalanche de emoções no público, sendo aplaudidos de pé.
Os franqueados, gerentes e funcionários da marca foram recebidos pelos colaboradores do Grupo Trigo com muito acolhimento e alegria nos dois dias de imersão. Na ocasião, o apoio da franqueadora aos seus franqueados foi reforçado pelos gestores que subiram ao palco, além de trazerem o cenário do setor alimentício hoje e compartilharem cases de sucesso, bem como os próximos desafios do Spoleto e as novidades. A famosa premiação dos franqueados com melhor desempenho teve espaço no evento, que também visa promover a interação entre os colaboradores que se dedicam tanto para fazer do Spoleto o que ele é.
“O papel dos colaboradores do Grupo, para além do devido reconhecimento da equipe Spoleto, foi informar sobre as novidades e expectativas das áreas para os presentes, pessoas que estão na ponta da nossa entrega, atendendo o cliente final”, afirma Michel Jager, diretor de Clientes e Branding do Grupo Trigo.
Além de Cultura, Growth Marketing e Transformação Digital, outros temas também pautaram as apresentações e discussões, como a importância da área de CX – Customer Experience (experiência do consumidor)-, criação da área de Growth, expansão do Grupo Trigo e nova estrutura interna, mesas redondas para discussão de temas pertinentes ao melhor desempenho do negócio com exemplos reais e também um giro pelas ações da marca em ESG, núcleo criado no ano passado.
“Hoje, temos como missão Acolher, Escutar e Atender para Solucionar, Encantar e Fidelizar. Para isso somos uma empresa guiada por dados e nos consideramos cada dia mais tech-enable. Isso porque estamos investindo muito em agendas como Customer Experience, Digital, Dados e ESG. O poder da cadeia de valores, a importância da redução de custos e a mudança do perfil de consumidores também são pautas que estamos atentos no Spoleto e no Grupo Trigo”, conclui Tom Moreira Leite.