A partir do Slogan “Fazendo História Juntos”, o Spoleto – rede de franquias de comida Italiana e pertencente ao Grupo Trigo – realizou sua convenção anual que, neste ano de 2024, celebra a história de 25 anos de sucesso da marca. Cerca de 500 empreendedores franqueados, líderes de restaurantes e alguns colaboradores da operação ouviram em primeira mão da franqueadora os resultados de 2024, estratégia de expansão da marca, sucesso do programa de fidelidade, entre outros assuntos, durante o evento realizado na última semana, em Itapeva (MG).
Em 2023, o Spoleto superou até então a sua melhor performance, que havia sido em 2019. Agora, a marca está trabalhando para continuar superando resultados. “De janeiro a agosto deste ano, o Spoleto já serviu mais de 21 milhões de refeições, o que representa um crescimento de 8,7% – comparado a 2019 –, no número de pedidos na mesma base de restaurantes. No mesmo período, a marca alcançou R$195 mil de média de faturamento, 7,7% a mais que no ano anterior. A rede também já conquistou 1.154 milhões de clientes novos”, diz Tom Moreira Leite, Presidente do Grupo Trigo e da Associação Brasileira de Franchising (ABF), sobre resultados já conquistados pelo Spoleto em 2024.
Mesmo após duas décadas de uma trajetória de sucesso, o Spoleto continua se reinventando e buscando ser tendência no mundo do franchising. Exemplo disso é o fortalecimento dos programas de capacitação de lideranças – como o squadra para franqueados e o mássima para gerentes – e investiu tecnologias habilitadoras de ponta para aprimorar operações, como o uso da Inteligência Artificial (IA).
“Estamos investindo na escuta ativa do cliente, realizando pesquisas com nossa base do programa de fidelidade para embasar todas as decisões – de produtos a ajustes na experiência de compra”, comenta Rafael Pardo, Diretor de Marca do Spoleto, durante a convenção.
O Spoleto também continua no processo de digitalização dos restaurantes, que melhora a qualidade de vida dos membros de equipes, aumenta a eficiência operacional e gerar maior lucratividade. “Hoje já temos 220 restaurantes operando 100% digital e a nossa meta é que até o final de 2025 todos os restaurantes operarão nesse modelo. Inclusive, são os que apresentaram melhor performance após a implementação da tecnologia”, afirma Pardo.
Programa Fidelidade
O “MIO”, é o programa de fidelidade que garante cashbacks de até 20% para os clientes, de acordo com o volume de compras realizados nos canais oficiais da rede (loja física e site oficial). Durante a convenção, o diretor da marca revelou que o engajamento do consumidor ao programa vem crescendo. Atualmente são cerca de 6 milhões de clientes cadastrados programa.
“Até agosto desse ano, foram identificadas 5,6 milhões de transações dentro do programa. Identificamos que nossos clientes engajados no MIO vão 4,6 vezes mais em nossos restaurantes”, diz Rafael Pardo.
O executivo também aproveitou a reunião para anunciar um pacote de benefícios e ações em curso para o que se chama “fidelidade 4.0”, além do lançamento de um aplicativo exclusivo que promete impactar a experiência do cliente e democratizar ainda mais a comida italiana de verdade no país.
Rede sólida e em expansão
Na programação da convenção, Tom Moreira Leite ratificou o bom desempenho do Spoleto no Brasil, frente até aos desafios macroeconômicos, especialmente à inflação. Segundo o Presidente do Grupo Trigo, a lucratividade real do Spoleto se manteve em alta nos últimos três anos: 10,2%, em 2022; 11,4%, em 2023% e 11,8%, até agosto de 2024. “Nesse intervalo, destacamos que a margem nas unidades que adotaram a digitalização foi 2% superior aos restaurantes que ainda não são 100% digital”, destaca Tom.
O executivo também lembrou que outro reflexo do sucesso do Spoleto é a previsão de 18 inaugurações de restaurantes até dezembro – alcançando 377 restaurantes ativos – e mais 24 assinaturas para abertura de unidades no próximo ano.
“Após tanto tempo, sigo muito animado com os números de crescimento do Spoleto e com o perfil dos nossos parceiros. Por exemplo, recentemente o dono de um antigo restaurante da rede no Rio de Janeiro nos surpreendeu com a sugestão de abrir uma unidade em formato de Truck. Abraçamos a sua ideia, quem somos nós para colocar teto no sonho dele? Assim, crescemos a marca e colocamos nossos franqueados como protagonistas dessa história que atravessa gerações”, conclui Tom Moreira Leite.