A Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um aumento no segmento de saúde, beleza e bem-estar em 2023, com uma taxa anual de crescimento de 17,5%, tendo grande participação das franquias odontológicas. Como revela o último estudo realizado pela instituição sobre o segmento de odontologia, que registrou um crescimento de 7% no número de novas franquias odontológicas de 2022 para 2023. Já em crescimento de unidades, a alta foi de 9,5%.
A ascensão da PróRir, rede de franquias de clínicas odontológicas, é um reflexo notável desse crescimento. Registrando um faturamento consolidado de R$ 15,5 milhões em 2023, com 19 unidades em funcionamento, a empresa está rapidamente ampliando sua presença no mercado. Para este ano as metas são alcançar R$ 20 milhões em faturamento e fechar 10 novos contratos. Com mais de 1 milhão de atendimentos prestados em sua rede, cada unidade da marca pode potencialmente gerar um faturamento anual de até R$ 2 milhões, o que não só evidencia o sucesso financeiro da empresa, mas também sua habilidade em oferecer serviços de qualidade e garantir a satisfação do cliente.
“Buscamos constantemente por soluções que auxiliem os nossos franqueados em suas operações, seja para atrair mais pacientes e fidelizar clientes, ou para melhorar processos de gestão”, comenta João Piffer, sócio-fundador e CEO da PróRir. “É importante ressaltar que, embora os dentistas sejam especialistas na área clínica, nem sempre são treinados na faculdade para serem gestores. Nesse sentido, contar com a expertise de uma rede consolidada pode ser fundamental para o sucesso do negócio. Aqui, na PróRir, auxiliamos o nosso franqueado desde a escolha do ponto ao treinamento da equipe. Contamos com processos e métodos bem estruturados para, desta forma, mantermos um padrão de qualidade em toda a rede”.
Para Lucien Newton, especialista em franquias e vice-presidente da vertente de consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, o que torna o franchising atrativo para o segmento odontológico é justamente ter processos de gestão e conhecimento comercial e de vendas compartilhados pela franqueadora. “Através do franchising as clínicas que querem sair do convencional, conseguem implementar métodos e conceitos muito claros e que funcionam de forma eficiente nas suas operações. Então, quando são franqueadas, realmente dominam o mercado que elas chegam. Principalmente quando a gente pensa na interiorização nas cidades de menor porte, e tem um espaço muito grande para a profissionalização do segmento”, complementa.
Com uma gama de inovações que vão desde aparelhos ortodônticos invisíveis até inteligência artificial para diagnóstico precoce, o setor está em constante evolução. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), o segmento odontológico brasileiro teve um crescimento significativo em 2023, de 12,5%, e um faturamento recorde de R$ 46,6 bilhões e a tendência é que continue crescendo nos próximos anos, fomentado, principalmente, pela ascensão de procedimentos estéticos na odontologia.