A Sorridents foi reconhecida como a Franquia do Ano de 2021 pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), um dos principais veículos de empreendedorismo do país. A marca recebeu 5 estrelas por se destacar pela excelência em gestão, qualidade, desempenho e satisfação dos franqueados, que avaliam os serviços prestados pela franqueadora. O prêmio foi entregue na noite desta segunda-feira (04/10) em um evento online.
“Este prêmio tem um grande valor para nós porque é resultado do trabalho diário da nossa equipe que acredita na marca e no modelo de negócios que criamos e se esforça para colocar esta energia positiva em projetos que ajudam nossos franqueados a receber todo o suporte para fazer a gestão mais eficiente”, diz Carla Sarni, CEO e fundadora da Sorridents, que recebeu o troféu em nome da marca. “A excelente avaliação que recebemos de nossos franqueados evidencia que nosso trabalho é reconhecido porque dá resultados efetivos e assim estamos conseguindo aumentar nossa capilaridade e seguir com o propósito traçado desde a fundação da rede, o de oferecer tratamentos odontológicos com base em nossos quatro pilares – acesso, conforto, conveniência e qualidade – para toda a população”, completa.
A conquista do Prêmio de Franquia do Ano coroa os resultados alcançados pela rede de clínicas odontológicas. Só no primeiro semestre desse ano, foram abertas mais de 60 unidades, somando mais de 480 clínicas em todo o país, e realizados mais de 1,6 milhão de atendimentos. Em 2020, foram 1,2 milhão de atendimentos no primeiro semestre e 600 mil novos atendimentos de emergência. A marca ainda se destaca por não ter fechado nenhuma unidade durante a pandemia. Atualmente, a empresa representa 73% do mercado e segue com o plano de expansão pelo interior de São Paulo e outros estados brasileiros, como Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Ao adquirir uma unidade Sorridents, o franqueado recebe todo o suporte para a implantação e gestão da clínica, e o faturamento médio mensal chega a, aproximadamente, R$ 150 mil, uma lucratividade de 20%. “O retorno do investimento em uma franquia da Sorridents é bem lucrativo. Por esse motivo, muitos franqueados adquirem mais unidades, pois identificam a rentabilidade do negócio. Atualmente, 60% dos franqueados inscritos em nossa base possuem mais de uma unidade, o que reforça o nosso modelo de trabalhar com menos franqueados, porém, que possuam mais unidades. Além disso, 40% deles não são dentistas”, lembra Carla Sarni, fundadora da Sorridents.
Trajetória de sucesso
O sucesso da Sorridents começou em 1995 e em 2008, se filiou a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adotando o modelo de franquias para acelerar a expansão. O negócio criado por sua fundadora, Carla Sarni, foi o primeiro a se tornar case na Havard Business School, Stanford, além de participar do 1º evento da Base da Pirâmide na América Latina, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao longo dos anos, recebeu importantes prêmios, como o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) por dez anos consecutivos.
Carla Sarni também se destaca por ter iniciado muito cedo no empreendedorismo. A veia empreendedora da dentista e especialista em bucomaxilo fez com que ela conquistasse alguns prêmios pessoais como Prêmio Jovem Liderança (2012) e Prêmio Empreendedora do Ano, da Money Report (2020), além de se tornar case no Curso Empretec no SEBRAE e na plataforma MeuSucesso.com.
Em 2018, a CEO fundou o Grupo Salus, holding especializada em saúde, beleza e bem-estar que, além da Sorridents, detém marcas como GiOlaser – em sociedade com a atriz Giovanna Antonelli -, Olhar Certo, Sorriden, Doc Biz, Indico pra Você, Instituto Sorridents e Mira Hospital Oftalmológico. A meta do Grupo para 2021 é fechar o ano com um faturamento de R$ 880 milhões, 80% acima do alcançado no ano passado.
A história de sucesso da Sorridents também se transformou em filme. O longa A Força de um Sorriso, dirigido por Rafael Almeida, foi sucesso de audiência nas emissoras em que foi transmitido, como SBT e Band. Em breve, a produção deve ser transmitida por outra emissora do país e há um projeto para estrear também nas plataformas de streaming.