A Solutudo – rede de franquias que reúne contatos e informações sobre empresas e comércios das cidades em uma plataforma única – foi criada em 2005 pelos empresários Rafael Somera e Erika Morales. Os jovens empresários enxergaram uma oportunidade de negócio ao perceber que as listas telefônicas, que antigamente funcionavam como guia comercial de determinada região, estavam perdendo espaço para as buscas na internet. O negócio que começou como guia impresso, logo se transformou em um portal, depois um concierge público e lançou um aplicativo com versão para IOS e Android, em 2014, permite que todos os dados sobre uma empresa ou estabelecimento comercial de determinada cidade fiquem a um clique de distância do usuário, do cabeleireiro à melhor festa, passando por vagas de emprego até contatos de fornecedores.
A proposta inovadora atraiu investidores e em 2015, os empreendedores decidiram expandir o negócio por meio do sistema de franchising. “Posso dizer que transformamos nossos canais de informação em uma rede de franquias hoje, com 25 unidades. Uma coisa bem rara dentro do setor que é transformar um modelo de negócio totalmente voltado à tecnologia em algo replicável em todo o país, por meio de uma operação simplificada e com investimento baixo”, explica Somera.
Com sede, em Botucatu, interior de São Paulo, a Solutudo conta com 1 milhão de usuários, 3 mil assinantes e mais de 210 mil empresas cadastradas, em agosto, a rede inaugura seis novas franquias da rede no interior de São Paulo. A partir do dia 23/08, serão abertas unidades nas cidades de Indaiatuba (23/08), São Carlos (24/08), e Presidente Prudente (31/08). No inicio de mês foram inauguradas as unidades de Marília, Jundiai, Caraguatatuba e Boituva. As outras 25 franquias da rede estão distribuídas entre os estados de São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Mato Grosso.
Seu próprio negócio
O perfil de franqueado da rede são empreendedores que pretendem abrir negócios em cidades do interior e que busquem um modelo de negócio simplificado e com baixo valor de investimento – a partir de R$ 45 mil reais. Para abrir uma franquia da Solutudo, o investidor tem opção de escolher um dos quatro modelos de negócios elaborados para atender cidades de diferentes tamanhos: Tamanho P, para cidades entre 20 mil e 60 mil habitantes, a partir de R$ 45 mil; M, entre 60 mil e 200 mil habitantes, a R$ 95 mil; G, entre 200 mil e 450 mil habitantes, na faixa de R$ 200 mil e GG, para cidades entre 450 mil e 700 mil habitantes, com investimento de R$ 310 mil. Uma unidade da rede tem faturamento médio em torno de R$ 40 mil.
Ao adquirir uma franquia da Solutudo, os franqueados passam a atuar na prospecção de novos clientes dentro da cidade de atuação, com foco em nas micro e pequenas empresas da região, que desejam se tornar referência no ranking de busca, enquanto as unidades funcionam como escritórios de prospecção comercial e coleta de dados de todos os tipos de negócios e de vagas de empregos nas cidades onde atuam. A rede oferece treinamento para a formação da equipe comercial de cada unidade, além de fornecer acesso a equipes compartilhadas de central telefônica, criação, design e departamento financeiro para todas as franquias.
A decisão dos sócios pelo franchising foi motivada pela necessidade de trazer investidores que contribuíssem para expansão da rede em outras praças, possibilitando que a empresa investisse ainda mais em desenvolvimento para garantir aprimoramentos constantes da solução que pode ser acessada por telefone, internet e aplicativo. “Nosso foco inicial de expansão são as cidades do interior, onde o nosso modelo de negócios tem maior alcance. Estamos buscando micro e pequenas empresas, que enxerguem no nosso serviço como um facilitador para tornar seus produtos e serviços conhecidos sem a necessidade de criar um site próprio”, conta Somera.
Tendo suas equipes compartilhadas como um grande diferencial dentro do sistema de franquias, a além da facilidade operacional e baixo custo, a rede tem plenos de crescer ainda mais em 2016. “Atualmente, temos 25 unidades em operação e mais 32 vendidas, nossa a meta é fechar este ano com 40 franquias e um faturamento de R$ 4 milhões. Já para 2017, a meta é chegar a com 70 unidades ativas com um faturamento de R$ 8 milhões”, conclui Somera.
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