Estar presente nas redes sociais, mas sobretudo no meio digital, é de extrema importância para o fortalecimento de uma marca. Com isso, uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força no marketing digital é a presença das empresas no Google Maps.
A Solário Piscinas – franquia com mais de 30 anos de mercado na venda e fabricação de piscinas de fibra – vem utilizando esse recurso e, consequentemente, alcançando bons resultados. “Implementamos estratégias para garantir que nossa localização seja facilmente acessível, proporcionando uma experiência conveniente aos nossos clientes ao chegarem à nossa loja”, comenta o diretor comercial da marca, Guilherme Pereira.
Guilherme também ressalta que muitos consumidores aproveitam a plataforma para avaliar a franquia. “Recebemos muitas avaliações positivas, fazendo com que a marca tenha uma imagem boa para quem não nos conhece. Porém, também fazemos questão de conversar com aqueles que nos avaliaram negativamente, para sanar seus problemas e fazer com que eles se sintam acolhidos.”
Ferramenta de marketing
A Solário Piscinas não utiliza o Google Maps apenas como uma plataforma de localização, mas também como um local para fortalecer o seu marketing digital.
“Por lá, conseguimos adicionar imagens das nossas lojas, das piscinas, dos lançamentos e entre outras. Com isso, muitos consumidores já sabem o que vão encontrar e qual modelo de piscina querem, facilitando no seu momento de decisão de compra”, conta Pereira.
Com todas essas informações acessíveis na ferramenta, a franquia tem a oportunidade de atrair mais clientes e expandir seus negócios de forma significativa. “A ferramenta nos permite interagir com nossos clientes de forma direta e eficaz, os deixando totalmente confortáveis para comentar sobre o negócio. Dessa forma, sabemos o que podemos mudar e o que é possível manter”, salienta o diretor comercial da Solário.
Avaliações que contribuem
Com mais de 200 avaliações de clientes, incluindo fotos e comentários, a unidade matriz da Solário, que está localizada na cidade de São José do Rio Preto (SP), utiliza o Google Maps como um canal de feedback sobre o atendimento, serviços em geral e qualidade de seus produtos.
“Se nós não investíssemos em uma estratégia de marketing dentro dessa plataforma, possivelmente, poderíamos perder uma parcela significativa de visitas em nossa loja. Portanto, destacamos a ferramenta do Google Maps como um meio vital para aprimorar nossas operações e fortalecer o relacionamento com nossos clientes”, ressalta Guilherme.
Central de marketing
Para realizar as estratégias no Google Maps e em outras plataformas a Solário Piscinas conta com uma central de marketing interno. Esse setor foi criado há quatro anos e hoje atende toda a rede, com profissionais dentro da própria empresa, deixando a comunicação ainda mais rápida, facilitando o atendimento aos franqueados.
“Hoje conseguimos oferecer um serviço de marketing para todas as unidades e prospectar novos franqueados utilizando recursos totalmente da franqueadora. Desde a criação desse setor conseguimos aumentar nosso engajamento nas redes sociais e lançar um algoritmo mais detalhado para alcançarmos possíveis clientes”, finaliza o diretor comercial.
Ferramenta ganha força
O Google Maps é uma plataforma interessante para qualquer tipo de negócio local, pois conecta pessoas e empresas de maneira simples e eficaz, já que permite que os consumidores encontrem facilmente empresas locais e obtenham direções precisas para chegar até elas.
Um levantamento feito pelo próprio Google, apontou que 76% das buscas realizadas em smartphones são voltadas para serviços locais. Além disso, segundo a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 97% dos brasileiros procuram na internet as informações de um local antes de realizar compras nas lojas físicas.
Outro fato relevante do Google Maps é que ele é o serviço de geolocalização mais utilizado no mundo e, vários outros aplicativos como Waze e Facebook fazem o uso em suas plataformas. E para aparecer nele não é necessário pagar nada o deixando ainda mais atrativo para utilizar em estratégias de marketing de uma empresa.