Sociedade familiar representa 75% da força de trabalho no Brasil

Confira dois cases sobre sociedade familiar da rede CEBRAC

CEO do CEBRAC - Rogério Silva e família. (Foto: arquivo pessoal).

Em maio é comemorado o Dia Internacional da Família (15). Essa data serve para levantar reflexões sobre esse núcleo muito importante para muitas pessoas. Durante todas as fases da vida a instituição familiar está presente, inclusive nos negócios. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das empresas no Brasil são familiares, sendo que esse tipo de negócio é responsável pela produção de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e dispõe de cerca de 75% da força de trabalho no Brasil.

Quando membros de uma família se dão bem na vida pessoal, na hora de montar um negócio não pensam duas vezes em contar com o apoio daqueles que lhe passam confiança e estão dispostos a colaborar pela prosperidade de um negócio. O CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) é consolidado por um negócio familiar, fundado pelo Sr.Wilson Giustino, que conta com pessoas da família que atuam na organização.

Rogério Silva, CEO do CEBRAC, um dos primeiros funcionários do CEBRAC – convidado pelo Sr. Wilson, também propagou a essência da empresa à sua família, e aos 22 anos iniciou sua vida empresarial junto a dois parentes. “Vi uma oportunidade de negócio, convidei meu pai e meu tio para que empreendêssemos juntos”, diz ele, que com o sucesso de sua empresa, ajudou outras inúmeras famílias a empreenderem com franquias CEBRAC: “Abrimos novas escolas CEBRAC em sociedade e posteriormente construímos uma holding, que hoje, inclusive, tem participação societária no CEBRAC Franchising, onde sou CEO”.

Para Rogério, é importante saber trabalhar com parentes: “Trabalhar em família é muito bom, pois facilita o crescimento através da colaboração, da integração dos laços sanguíneos. Tem suas dificuldades também, pois o fato de ter mais liberdade, muitas vezes é mais fácil defender ideias individuais e não as coletivas. É necessário ter muita união e uma hierarquia bem definida para que o bem comum prevaleça”, explica.

No CEBRAC, o crescimento da sociedade familiar prevalece e se expande! O sucesso do CEBRAC nasceu pela base familiar, muitas unidades da rede são construídas por esse perfil. Para exemplificar, Rogério Silva, CEO do CEBRAC, cita duas sociedades familiar:

1ª Gestora e sócia da unidade CEBRAC (Uberlândia e Manaus), Kelly Canedo