Setores de educação, tecnologia e limpeza continuam em alta em 2021

Redes de franquias mudaram estratégias de atuação e cresceram em 2020

Muitos mercados estiveram instáveis durante todo ano de 2020, porém setores de educação, tecnologia e limpeza, principalmente dentro do mercado de franquias, mostraram números animadores para 2021. A procura pelos serviços oferecidos e também de investidores que querem trabalhar nos segmentos cresceu consideravelmente.

As estratégias aplicadas rapidamente em algumas marcas do mercado tiveram uma reação imediata e fizeram com que marcas como Via Certa Educação Profissional, Acquazero Eco Wash, Gigatron Tecnologia e Dot Bank fortalecesse ainda mais a sua presença em todo mercado nacional.

A rede franquias Via Certa Educação Profissional está com 37 unidades funcionando e 13 a serem inauguradas, totalizando 50 unidades em 2020. Para esse ano de 2021, a expectativa é que chegue a 120 unidades vendidas até dezembro e alcance mais 7 estados brasileiros. A rede espera atender 25 mil alunos no Brasil esse ano.

A demanda dos cursos profissionalizantes cresceu em todo Brasil, já que as pessoas estão em busca de recolocação no mercado de trabalho e para isso precisam de novas habilidades. A Via Certa já tinha um sistema de ensino híbrido e acelerou todo o processo para transformar as aulas 100% on-line no período da pandemia e posteriormente lançou o Sistema Flex, onde o aluno pode escolher como quer estudar, se em casa, na escola, ou onde estiver de acordo com sua disponibilidade. Segundo Décio Marchi, diretor executivo da rede, a franquia cresceu 67% durante a pandemia.

Já a rede de franquias Acquazero Eco Wash, que até então era especializada em estética automotiva, agregou o serviço de limpeza residencial em seu portfólio. Desde julho/2020 rede se viu num crescimento acelerado chegando a 440 operações no Brasil. A expectativa para 2021 é um ano positivo com 700 operações comercializadas. A Acquazero é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos, além dos novos serviços para atendimento home care, embarcações e aeronaves. “Tivemos um aumento de 500% na procura por serviços de oxi-sanitização tanto em ambientes quanto em veículos. Além disso, potencializamos o uso do nosso aplicativo próprio e passamos a fazer mais atendimentos delivery, evitando qualquer contato físico cliente X prestador de serviço”, explica Henrique Mol, diretor executivo da rede.

A rede de franquias Gigatron, especializada no desenvolvimento de softwares para o varejo, passou a desenvolver produtos que auxiliassem as empresas de modo geral a passarem pela pandemia com organização de estoque, logística, delivery, e-commerce, entre outros. Em 2020 foram abertas 23 novas unidades sendo a maioria no estado de São Paulo e Minas Gerais. Um total de 68 franquias em 13 estados e a expectativa é que em 2021 a rede conquiste 30 novas unidades. A atuação da rede como home office e baixo investimento atraiu muitos empreendedores que sempre quiseram ter o próprio negócio e viram na situação do país com a pandemia uma oportunidade.

O Dot Bank, primeiro banco digital no formato de franquia do Brasil, iniciou as atividades no ano de 2020 e credenciou suas duas primeiras unidades no mês de março. Durante a pandemia, o número de correntistas cresceu, acompanhando a procura por facilidades bancárias. Hoje o DotBank tem 14 unidades, presentes em 7 estados brasileiros. “A expectativa é que em 2021 a rede dobre o número de unidades comprometidas com nossa missão de facilitar e melhorar a vida das pessoas através de tecnologia, utilizando como principal ferramenta o empreendedorismo”, conta Amanda Pinatti, diretora de operações da rede.