De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve desempenho positivo, registrando um salto no faturamento de 5,4% no 4º tri, encerrado em dezembro, e de 3,1% no ano de 2020.
Franquias como o da Buddha Spa, maior rede de spas urbanos do Brasil, servem de exemplos estratégicos de negócio desse setor. Com o fechamento forçado das unidades, a marca teve que se adaptar e antecipar lançamentos que estavam previstos apenas para o meio do ano de 2020, como a linha de produtos para casa e uma plataforma de cursos de bem-estar. A rede também criou uma série de promoções, que permitiam o uso dos serviços ao término do isolamento social. Além disso, o Buddha Spa manteve sua expansão e inaugurou cinco novas franquias em 2020, passando de 34 para 39 unidades, no total.
O mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi beneficiado pelo fato de haver uma demanda ainda reprimida, pela decisão de parte dos pacientes em aproveitar a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos, a acentuação do desejo de bem-estar mesmo em um contexto tão delicado e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais restritas nesse período.