As franquias têm ganhado espaço como uma opção de investimento seguro, em especial em tempos de crise econômica. Isso porque, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgados durante a 20ª Convenção da ABF realizada no final de outubro na Bahia, mostram que o setor cresceu 12,9% na receita no primeiro semestre de 2022. Em comparação no mesmo período, em 2020, o crescimento é ainda maior, 17%. Para a educadora financeira Aline Soaper, o sucesso no formato pode estar ligado ao fato de que, para os novos empreendedores, as franquias já são testadas e validadas e representam um risco menor ao investidor. O CEO e presidente da YES! Idiomas, Clodoaldo Nascimento, revela que a rede de franquias investiu na interiorização e na segunda marca de idiomas, seguindo a tendência low cost. Já a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria conta que a marca investiu na tendência de franquias contêiner, com preço mais acessível e pela flexibilidade. Já Cayo Costa, sócio fundador rede Açaí Purissímo, marca que também aposta no modelo contêiner, diz que o formato atrai pela sustentabilidade e fácil instalação.
Segundo a educadora financeira Aline Soaper, além da vantagem de um modelo de negócios já testado e validado, as franquias oferecem outros atrativos como: manuais de funcionamento operacional, comercial e financeiro. “Isso aumenta as chances de sucesso para os novos empreendedores. O que o franqueado deve ter em mente é, que mesmo que a franquia seja um modelo financeiramente sustentável, o empreendedor deve estar preparado para atravessar principalmente os primeiros meses da implementação das franquias. Então a regra para quem pensa em investir em franquias é ter um bom planejamento financeiro, que vislumbre além do investimento inicial, o capital de giro e as reservas para se manter no primeiro ano de operação”, ensina Soaper.
Seja pela flexibilidade do home office, pela especulação imobiliária ou por conta das capitais infladas, os brasileiros buscaram durante a pandemia – e continuam buscando – oportunidades em cidades menores. De olho nisso, A YES! Idiomas disponibiliza modelos de franquias de acordo com o número de habitantes das cidades (soft, light e premium). Com investimento inicial de R$ 100 mil, a franquia Soft é ideal para municípios com até 50 mil habitantes. Já para lugares de médio porte, de 50 a 150 mil habitantes, a franqueadora oferece o modelo Light, que requer o investimento inicial de R$ 150 mil. Para cidades com mais de 150 mil habitantes e grandes capitais, a rede aposta no modelo Premium, que requer o investimento inicial de R$ 300 mil reais. Além disso, a YES! também oferece o modelo de microfranquia educacional, com investimento inicial a partir de R$ 30 mil. Esse modelo tem uma configuração store in store, para operar dentro de instituições de ensino, com um espaço de apenas 50m², quatro colaboradores e projeção de 300 alunos, a expectativa de faturamento de R$ 45 mil/mês, com lucro líquido de 30%.
Os modelos low cost também estão no rol de opções de franquias que atraem o interesse dos investidores, pela alta rentabilidade e baixo custo. Pensando nisso, o Grupo BDC (detentor da YES! Idiomas, Ilha Garden e outras marcas), lançou a FOLLOW ME Idiomas. “A nova marca é um modelo de microfranquia com investimento inicial de até 90 mil e projeção de receita mensal de R$ 40 mil. O modelo de negócio já vem sendo testado desde 2018, com planos de expansão para todo o Brasil”, revela Clodoaldo Nascimento, fundador do Grupo BDC e da FOLLOW ME, e também CEO e presidente da YES! Idiomas.
As franquias em contêiner, também são uma tendência – em especial pelo custo e por serem modelos compactos. Muito utilizado na construção civil em países da Europa e do Japão, e aqui no Brasil, com crescimento em especial nas marcas varejistas, o formato moderno é feito em uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. A American Cookies, marca dos tradicionais cookies americanos, tem um modelo de franquia nesse formato, a fim de potencializar a expansão e interiorização da marca. O formato tem o intuito de ser uma franquia mais acessível da rede de cookies artesanais, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil, o contêiner da American Cookies foi desenvolvido para oferecer versatilidade e flexibilidade para o investidor. O formato foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers.
“Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias, que são contêiner, quiosque e loja, o novo formato terá uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chega pronto para ser instalado no local, e ainda oferece flexibilidade geográfica”, explica a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria.
A rede Açaí Puríssimo, especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, também investiu no formato de contêiner. Com investimento inicial de R$ 150 mil, o modelo oferece versatilidade para o investidor adequar o seu negócio ao espaço fornecido. “Esse é o primeiro formato contêiner da nossa rede e estamos otimistas de que será um dos modelos mais procurados. Estamos apostando todas as fichas nesse novo modelo, já que é um investimento mais previsível, uma vez que se trata de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Nossa expectativa é fechar o ano de 2022 com 24 lojas inauguradas na capital. Estamos animados e esperançosos com a retomada do comércio e confiantes de que temos muito mercado a alcançar ainda”, comenta Cayo Costa, sócio fundador da marca.