Setor de alimentação cresce 19% no faturamento e 12% em volume de lojas; holding de food service explica diferenciais para sucesso

Dados são da Pesquisa Setorial de Food Service 2024, da Galunion Consultoria em parceria com a Associação Brasileira de Franchising

Um dos maiores do franchising brasileiro, o setor de Alimentação (tanto Food Service quanto Comércio e Distribuição) segue crescendo em faturamento e número de unidades no mercado nacional. Em 2023, o segmento fechou o ano com crescimento de 19% no faturamento, atingindo a marca de R$ 61,959 bilhões e aumento de 12% no número de unidades, ampliando de 40.520 operações para 45.709. Os dados são da Pesquisa Setorial de Food Service 2024, da Galunion Consultoria em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O destaque no cenário nacional fica por conta dos grupos que administram sob a mesma gestão diversas redes de gastronomia, como restaurantes, cafeterias, padarias, gelaterias, pizzarias e muito mais. Na Antaris Foods Brands Franchising, holding brasileira fundada pelo empresário Antônio Augusto Ribeiro de Souza, a aposta é na convergência de experiências e habilidades desenvolvidas para melhores resultados entre as marcas Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientada na década de 50, Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, e Boulangerie Carioca, pâtisserie inspirada no estilo francês. Ao todo, já são quase 70 unidades entre as três redes espalhadas pelo país, com investimentos iniciais entre R$ R$ 475 mil e R$ 960 mil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Amazonas, Goiás e Distrito Federal.

Para o CEO, uma das vantagens da holding é centralizar o contato com fornecedores e franqueados, otimizando os canais de comunicação e procedimentos para todas as marcas. O mesmo vale para a logística de transporte das matérias-primas, já estabelecida na empresa de modo a enviar com qualidade e segurança insumos perecíveis de um extremo a outro do país.

Outro fator positivo é oferecer ao franqueado acesso a diferentes redes dentro da mesma empresa, o que transmite segurança e infraestrutura, já que o mesmo pode investir em diferentes marcas e ampliar seu portfólio, indo dos hambúrgueres e porções aos gelatos e pães artesanais. “Nossos multifranqueados não são ‘multi’ apenas em quantidade, mas em variedade também, porque confiam na nossa curadoria e poder de expansão, e acabam investindo ainda mais”, afirma Antônio Augusto.

Já em termos de gestão de pessoas, a holding destaca-se pelos investimentos em treinamentos: cerca de 5% do faturamento do grupo. “Nosso treinamento de entrada dura cerca de 10 dias e é realizado presencialmente com a equipe que atuará na loja. Já o portal fica à disposição do franqueado para que ele mantenha essa qualificação contínua”.

Em 2023, 27 pessoas foram treinadas para as novas lojas e cerca de 70 fizeram manutenção na plataforma digital. Para este ano, a holding espera ampliar o treinamento contínuo para 100 colaboradores. “A ferramenta nos permite aproximar os colaboradores e garantir que estão engajados e participando. Ao final dos cursos, recebemos feedbacks extremamente positivos, já que o modelo ‘streaming’ da plataforma os permite flexibilidade quanto ao local e horário que quiserem assistir cada módulo”.

Desenvolvendo os franqueados muito além do básico de operação da loja, as marcas Antaris Foods Brands Franchising apostam em treinamentos novos, como o ‘padrão de segurança alimentar’, que aborda a manipulação dos alimentos, e ‘boas práticas de venda sugestiva’, que contribui para agregar itens em cada venda realizada. “O treinamento de pessoas é a base de toda e qualquer empresa séria e com força no mercado. É fundamental que as pessoas envolvidas no negócio tenham todo o conhecimento necessário”, finaliza.