Enquanto a maioria das empresas, de todos os setores, contabiliza perdas com quase um ano de pandemia, algumas não foram afetadas e até cresceram em comparação ao ano anterior.
A Barbearia Vip, maior rede de estética masculina da América Latina, registrou aumento de 10% em relação a 2019, com sete novas franquias inauguradas em 2020. “Um fato inesperado foi o aumento na procura por novas franquias, maior até que o primeiro semestre de 2019”, explica o CEO da rede, o empresário Victor Conceição, 35 anos.
Agora, ainda na pandemia, já planeja aumento de faturamento. No final do verão abre a 46ª franquia no Rio de Janeiro, no Shopping Metropolitano, na Barra da Tijuca, a segunda na cidade. E a loja de Miami, nos Estados Unidos, está pronta aguardando o momento adequado para abertura.
São 45 unidades no Brasil e uma em Portugal, inaugurada em maio de 2020. O faturamento da rede em 2019 foi de R ﹩19,8 milhões e, em 2020, a franqueadora faturou R﹩ 25 milhões.
Conceição acredita que os empreendedores, enquanto estão reclusos, procuram investir em negócios consolidados. “Muita coisa mudou e não será como antes, mas acredito que muita coisa mudou para melhor, como maior atenção aos detalhes da operação do negócio”, opina.
No início da pandemia, em março, Conceição colocou em prática o plano emergencial com os franqueados, com congelamento de taxas e revisão de custos fixos. Já o atendimento nas barbearias foi agilizado pelo aplicativo onde os clientes marcam o horário, evitando fila de espera.