Selfit Academias conquista mais uma vez o Selo de Excelência em Franchising ABF em 2025

Em sua segunda vitória consecutiva, a rede de academias reafirma seu compromisso com a excelência no mercado de franquias

A Selfit Academias, rede de franquias de academias, foi chancelada pela segunda vez consecutiva com o Selo de Excelência em Franchising (SEF) – na categoria Pleno -, principal honraria do mercado de franquias brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), na edição 2025. O objetivo da entrega do selo é exaltar marcas que são referência nas melhores práticas do setor de franquias no país.

Criada em 2012, pelos fundadores Nelson Lins e Leonardo Pereira, a Selfit se consolidou no mercado com um modelo de academias amplas, bem estruturadas e preços acessíveis, priorizando a instalação em bairros residenciais e populosos. A estratégia visa facilitar o acesso à prática de exercícios físicos, oferecendo infraestrutura completa com climatização, estacionamento e equipamentos modernos.

Para o Diretor de Franquias da Selfit Academias, Tiago Aguiar, a conquista, pelo segundo ano consecutivo, em uma premiação tão concorrida é o reflexo de todo um trabalho em equipe, com planejamento de processos e acompanhamento de todos os franqueados para levar uma experiência única de saúde e bem-estar aos clientes de todo o Brasil. “Estamos muito felizes em receber, mais uma vez, o Selo de Excelência em Franchising, oferecido pela ABF. Para conquistar essa chancela, nossos franqueados avaliam todo o trabalho que realizamos. Acredito que seja uma conquista dobrada, primeiro pelos nossos franqueados e segundo por nossos clientes. Vencer por dois anos seguidos é um grande feito!”, ressaltou o executivo.

A cerimônia de entrega do Selo de Excelência em Franchising vai ocorrer no dia 9 de maio, em São Paulo. Atualmente, a rede conta com 139 unidades operacionais e mais de 26 novas unidades em construção. Desse total, 34 franquias e 131 próprias. A empresa projeta ultrapassar a marca de 180 academias até o final do ano.

Para se tornar dono de uma unidade franqueada da Selfit Academias, existem dois caminhos possíveis. O primeiro deles é partindo do ponto zero, o que exige um investimento inicial de R$4 milhões e tem um payback estimado em 36 meses. O segundo caminho, por sua vez, é fazer a virada de bandeira em uma academia pré-existente, o que pode reduzir consideravelmente os custos e o tempo do processo de implantação da nova unidade Selfit.

Para chegar aonde outras redes de academias não estão, em especial nas cidades de pequeno e médio porte que não são atendidas pelo mercado High-Value Low-Price (HVLP) – que, traduzido para o português, significa “Alto Valor, Preço Baixo” -, a Selfit Academias planeja ampliar cada vez mais sua presença geográfica, fortemente impulsionada pelas unidades franqueadas.

Pesquisa do SEF com franqueados

O SEF é conquistado pelas marcas que alcançarem a maior pontuação na pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. Amplo, o estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

Realizada e auditada pela Nielsen – multinacional renomada do mercado –, a Pesquisa do SEF é um valioso instrumento para auxiliar na tomada de decisão, na gestão do dia a dia das franquias e, consequentemente, melhorar seus resultados. As entrevistas que passaram a ser virtuais desde 2020 reafirmam a intensificação da transformação digital implantada pela ABF.