Seleção de fornecedores em franquias: alternativas e melhores opções

Publicado em 11/02/2016 por Rosana Fernandes

Em geral, é previsto no contrato de aquisição de uma franquias a indicação de diversos pontos estratégicos, inclusive os principais fornecedores, que, em muitos casos pode ser limitado apenas ao próprio franqueador.


Fornecedores: segredo do sucesso ou fracasso


Em muitos casos, esta definição pode contribuir para a o sucesso de uma rede, pois a variação permite uma melhor margem de negociação e pode garantir, inclusive, ganhos significativos nos custos dos negócios.


Mas por outro lado, a escolha dos fornecedores, variando as opções, também pode ser muito prejudicial, pois pode trazer problemas como a queda do padrão de qualidade, por exemplo, ajudando a deteriorar a unidade e, em alguns casos, até mesmo a marca.


Franqueador fornecedor x fornecedor terceirizado


Para quem está interessado em abrir uma franquia, mas deseja calcular bem os riscos envolvidos na operação, uma das alternativas a qual deve dedicar cuidados especiais refere-se ao modelo de fornecimento de insumos e materiais, pois apesar de não ser o único fator que interfere no sucesso, se não for tratado adequadamente pode trazer prejuízos difíceis de serem revertidos.


Compromisso com a qualidade final


O franqueador precisa manter o compromisso e a dedicação em oferecer o melhor para os clientes de toda a rede. Para seguir com esta responsabilidade é preciso garantir que a qualidade do produto final está de acordo com o padrão estabelecido em toda a rede. Por maior que seja a vontade de inovar em sua própria unidade, o franqueado precisa equiparar a qualidade da sua loja com a das demais unidades.


Franqueador fornecedor


Os franqueadores que focam na venda de produtos para a própria rede, tem como foco os ganhos em cima das vendas aos franqueados e por isto, correm o risco de concentrarem muito esforço na distribuição interna, com uma preocupação maior em vender mais e não necessariamente a melhor opção.


Para o franqueado uma das melhores vantagens deste sistema é a aquisição de produtos com valores muito inferiores e, em algumas situações, com grandes diferenciais positivos no que diz respeito à qualidade.


Fornecimento terceirizado


Em algumas franquias também há a opção de trabalho que envolve a compra de insumos de terceiros. Nestes casos, quando negociada a compra em grande volume, para muitas unidades da rede, um dos maiores destaques positivos é o desconto obtido, pois o poder de barganha é ainda maior.


Em contrapartida, neste formato, também há desvantagens e riscos como a limitação produtiva do fornecedor em determinadas épocas do ano, dificuldades na entrega, possíveis descumprimentos de prazos e reajustes de valores que comprometam o orçamento da franquia, que podem levar a uma longa busca por novos fornecedores e produtos diferentes, que alterem o padrão de qualidade do produto final percebido pelos clientes.


“Negócio formatado”: alternativa para aprimorar fornecimento das franquias


Diante destas principais possibilidades de escolha de fornecedores, uma opção que pode representar uma solução segura e equilibrada envolve a atuação através do modelo conhecido como “negócio formatado”, um caminho onde o franqueador e a rede adquirem de forma conjunta os materiais necessários, de modo cooperado.


Neste modelo de negócio também é estabelecida uma relação onde o franqueador se dedica totalmente à implantação de melhorias operacionais em toda a rede, com o intuito de melhorar o desenvolvimento do negócio. A relação entre os donos de franquias e o franqueador é muito mais transparente e é construída uma carteira de franqueados licenciados, escolhidos de forma conjunta.


Assim não há uma limitação altamente restritiva de fornecedores, que limite a aquisição ao franqueador, nem a fornecedores escolhidos apenas por eles. Ambos, franqueador e franqueado, podem negociar, buscar parceiros e unir forças para conquistarem o melhor negócio e qualidade possíveis.


Assim o franqueador continuará sendo beneficiado com base nos ganhos em cima dos royalties sobre o volume de vendas de cada unidade e os franqueados, com os benefícios de garantirem uma negociação mais transparente, com compras mais assertivas.


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Palavras-chaves: Franquias , Gestão de franquias , Contrato de Franquia