Se eu desistir da franquia, a franqueadora pode comprar a unidade de volta?

Pode, mas nem sempre isso acontece. A maioria dos contratos de franquia determina que a franqueadora tem preferência na compra. A recompra pela franqueador está prevista em cada vez menos casos e se aplica aos primeiros doze ou vinte e quatro meses a contar da inauguração da unidade. 

É importante observar que essa é uma ferramenta que visa tornar a franquia mais atraente, mas que não significa necessariamente que haja interesse na recompra. Caso ocorra uma recompra por parte da franqueadora, o valor repassado ao franqueado costuma ser inferior ao valor que receberia se vendesse sua unidade para outro franqueado, por exemplo. 

Na maior parte dos casos, a franqueadora não tem obrigação de fazer o repasse da unidade nem de adquiri-la. Mas tem outras obrigações que veremos adiante. Antes, porém, uma pergunta importante: 

Por que alguns franqueados optam pelo repasse?

Existem franqueados que não se adaptam ao sistema de franquias. Outros não se identificam com a marca ou com o segmento escolhido. 

E um fato que pode  levar à opção de repasse da franquia é a necessidade de mudar de cidade para acompanhar um cônjuge, dentre outros motivos comuns.  

3 dicas importantes para quem quer repassar uma franquia

1. As coisas vão mal? Não espere que desandem de vez

Venda seu negócio antes que entre no vermelho, o que poderá lhe causar prejuízo devido à óbvia desvalorização. Se o negócio não é a sua cara e você não se sente motivado, busque passá-lo adiante antes que esses fatores negativos comecem a dar prejuízo. 

2. Evite atirar para tudo quanto é lado

A melhor coisa a fazer é procurar sua franqueadora antes de anunciar em jornais e internet, pois ela recebe pedidos constantes de interessados. Assim fica mais fácil fazer contato com alguém que tenha não apenas capital, mas perfil para assumir sua franquia. 

Além disso, o aval da franqueadora sempre será necessário para fechar o repasse. É dever dela orientar o franqueado sobre as condições de mercado e o valor da unidade. E ainda: deve também ajudar a divulgar a venda, treinar e dar suporte ao comprador que ingressar na nova operação.

3. Atenção aos aspectos jurídicos 

O contrato de franchising vigente deverá ser rescindido. Já o contrato de locação será transferido ao novo ocupante. 

Importantíssimo também observar que haverá a transferência de funcionários, com sucessão de responsabilidades trabalhistas e tributárias. Por isso, será necessário notificar as mudanças aos avalistas.

Clique aqui para receber mais informações:  http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter