Ampliar o negócio através de um número expressivo de unidades é o desejo de todo franqueador. Porém, não se trata de algo fácil expandir em larga escala, e nisso está incluso a necessidade de desembolsar altos custos e muito esforço direcionado aos novos franqueados.
Por isso, muitas redes de franquias têm apostado no crescimento espiral para expansão da marca. O formato espiral, no mundo corporativo, nada mais é do que uma estratégia de crescer aos poucos, nesse caso, de perto para longe.
É o caso da Santo Santo Santo, especializada em artigos religiosos para presentes e decorações, a marca entrou para o franchising há pouco tempo e busca crescer “perto de casa”, ou seja, por estar localizada em São José do Rio Preto (SP), a rede aposta no interior do estado paulista. Essa região é um celeiro de oportunidades por possuir cidades de excelente poder aquisitivo e com bom público consumidor.
“Apostamos nessa estratégia e ela vem dando certo, tanto que a nossa primeira unidade franqueada está em Santa Fé do Sul, distância de 190 km da matriz. Crescer de forma espiral é muito saudável para uma rede que está iniciando. Acredito que estar próximo seja vantajoso para todos, em qualquer sentido, inclusive financeiramente, onde a logística para treinamentos e implantação é menor. Outro ponto é que os investidores interessados conseguem facilmente conhecer a loja piloto na fase de avaliação do negócio”, reflete Ana Paula Ribeiro Cury, fundadora e sócia da franquia Santo Santo Santo.
Mas Ana Paula revela que não é apenas pelo estado de São Paulo que a marca projeta crescer. Cidades como Unaí, Uberlândia, Juiz de Fora e Belo Horizonte em Minas Gerais e a capital do Rio de Janeiro tem se mostrado bastante atrativas a receber uma unidade da marca. O Espírito Santo apesar de ser um estado pequeno apresenta sim locais interessantes, inclusive a capital Vitória e Guarapari, cidades turísticas e movimentadas.
Investindo em suporte
Para alcançar novos voos, a Santo Santo Santo tem investido pesado no suporte e atendimento ao franqueado. Com apenas cinco meses de formatação e lançamento da marca para o mercado, contratou um dos melhores sistemas de gestão ao franqueado que existe.
“Sabemos que muitas redes que já estão em expansão há muito tempo não possuem esse tipo de suporte. Para nós, crescer de forma uniforme e saudável é um dos pontos mais importantes”, diz Ana Paula.
Esse sistema de gestão consiste no atendimento e suporte com interação total com os franqueados, desde o serviço de atendimento ao franqueado, universidade corporativa (EAD) até a compra de mercadorias para a unidade, entre outras funções, tudo num único sistema. O sistema é altamente didático e vem para facilitar e estreitar o bom relacionamento entre franqueado e franqueadora. Nele conseguimos ter um histórico de tudo o que acontece nas unidades.
Outra estratégia adotada pela marca é a participação em feiras e eventos do franchising e religioso, isso tem possibilitado trocar experiências e conhecer novas ferramentas para serem implementadas na rede.
Desconto no investimento
O negócio da Santo Santo Santo é ideal para cidades a partir de 100 mil habitantes, porém em alguns casos pode haver exceção em cidades menores, como em cidades turísticas.
Exclusivamente modelo loja física, o investimento necessário gira em torno de R$ 198.400,00 incluso taxa de franquia, mais capital de giro e gastos com instalação, estoque e equipamentos.
Ana Paula reforça que a franquia está com condição especial com desconto na taxa de franquia para as cinco primeiras operações comercializadas. “Independente do porte da região e número de habitantes a taxa está fixada em R$ 40 mil”, afirma a empresária.
Predominante de religião católica, porém o caráter de espiritualidade e positividade da loja atrai pessoas de diversas religiões, como evangélicos, entre outros.
Lugar ideal para crescer
Metade dos municípios mais desenvolvidos do Brasil está na região Sudeste. Ao todo são 1.668 cidades nessa região brasileira. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que a região com melhor receptividade para expansão das franquias ainda é o Sudeste. Para se ter uma ideia, no ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil, 43 marcas têm sede nesta região.