“O grande diferencial da Bella Capri é entregar uma pizza gourmet, saborosa, feita na hora, em tempo recorde, de 10 minutos”, diz Guto Covizzi, diretor da Bella Capri Franchising. É um diferencial e tanto. Por isso, resolvemos conversar com ele para saber como uma pizzaria no interior de São Paulo pôde se transformar numa franquia que utiliza o que há de mais moderno em tecnologia para administrar suas operações. E entregar delícias em tempo recorde.
Mas antes, um pouco de história: a rede Bella Capri iniciou suas atividades em 1998. Atualmente conta com 18 lojas. Só em São José do Rio Preto as 8 lojas movimentam mais de 50.000 pizzas por mês, sendo líderes em pedidos pelo aplicativo.
O processo de expansão da rede no interior de São Paulo foi retomado em 2015 e a expectativa é que até 2020 mais de 100 lojas estejam abertas. E qual a estratégia para isso? Confira a seguir.
Mapa das Franquias: Como foi que surgiu a Bella Capri e como foi adaptada para o franchising?
Guto Covizzi: Surgiu de uma visão empreendedora do meu sócio e irmão Nivaldo Covizzi. Em 1998 ele vislumbrou que em Mirassol havia carência de uma pizzaria de qualidade aproveitou a oportunidade. Nascia a Bella Capri, ainda como pizzaria e não como franquia.
Em 2003 passei a ser sócio do meu irmão, dividimos claramente os papéis de cada um e tínhamos um sonho claro de expansão.
Em 2007 iniciamos um primeiro modelo de franquia com lojas próprias e franqueadas e a Bella Capri passou a ter pizzarias também em Catanduva, Ribeirão Preto, Rio Claro e São Carlos. O grande impulso do nosso negócio veio em 2013 quando criamos um novo modelo de negócios, as lojas Express, exclusivas para retirada, delivery e Drive Thru (sistema onde o cliente faz o pedido e recebe a pizza 10 minutos depois, sem sair do carro).
A adaptação para o franchising exigiu investimentos pesados em capacitação e treinamento de pessoal e muita tecnologia. Somente com parte de Software nos últimos dois anos, mais de R$ 50 mil. Cada loja para fazer a troca do parque tecnológico para tablete, investiu em torno de R$ 15 mil; quase 10% do faturamento da franqueadora é revertido em tecnologia.
Hoje temos todas as lojas integradas com um único Call Center, implantamos o aplicativo próprio e conseguimos criar um modelo de negócios replicável e altamente rentável.
Mapa das Franquias: Qual a diferença de valor para abrir uma Express e uma Express Drive? E a diferença no faturamento?
Guto Covizzi: Express Drive – são três canais de comercialização – retirada, delivery e Drive Thru: investimento de R$ 350 mil e faturamento bruto médio de R$ 205 mil.
Express – são dois canais de comerciais – retirada e delivery: investimento de R$ 300 mil e faturamento bruto médio de R$ 145 mil.
Treinamento
Mapa das Franquias: Há diferentes treinamentos para o franqueado de acordo com o modelo que ele opera ou é feito um treinamento único?
Guto Covizzi: O treinamento total é de 60 dias. Até os primeiros 45 dias são todos iguais mas os últimos 15 dias são diferente para as lojas que irão operar no modelo restaurante porque fazemos uma capacitação especificação para operação em salão.
Mapa das Franquias: A que vocês atribuem o sucesso do modelo Express Drive? Por que acham que as pessoas preferem ir buscar a pizza a entrega em casa?
Guto Covizzi: Alguns pontos fizeram o sucesso deste modelo de negócios. O primeiro sem dúvida é o tempo. O grande diferencial da Bella Capri é entregar uma pizza gourmet, saborosa, feita na hora, em tempo recorde, de 10 minutos. É muito prático você pegar uma pizza – que é uma refeição para toda a família – em pouco tempo e sem sair do carro.
A qualidade de nossas pizzas é outro diferencial. O produto é saboroso porque trabalhamos com ingredientes de muita qualidade; tem frescor e crocância por ser feito na hora e o cliente leva a pizza quentinha para a casa.
Mapa das Franquias: Como é a logística e cronometragem da operação para que se mantenha a constância desse tempo de espera de 10 minutos? E quando falha? Existe algum brinde ou discurso pronto para contornar a saia justa?
Guto Covizzi: Há todo um estudo técnico para concluir que é possível. Todo o processo foi testado incansavelmente, desde o tempo de abertura da massa, o tempo de montagem, tempo de forno e acabamento. Temos status interno para controlar cada etapa e investimos muito não só em capacitação do colaborador, mas também em tecnologia. Assim que o cliente fecha o pedido, o sabor da pizza escolhido aparece na tela do computador ou do tablete de cada pizzaiolo. Não existe papel no processo.
Sobre o ponto “falha”, sim, temos um script técnico para tratarmos cada caso. O primordial é ter sinceridade com o cliente na alta demanda. Se tivermos problemas de produção x consumo, aumentamos o tempo de entrega e informamos nossos clientes antes da compra. Consideramos isso como ponto fundamental do relacionamento com nossos clientes;
Mapa das Franquias: Planos para 2018: querem crescer? Para onde?
Guto Covizzi: O planejamento para 2018 está pronto e definido. Queremos negociar 40 lojas e inaugurar a 30ª operação da rede. Nosso plano de crescimento está voltado para o interior de São Paulo.
Mapa das Franquias: Tenho um capital para investir. Como você me convenceria a ingressar na rede Bellla Capri? E como será minha vida de franqueado?
Guto Covizzi: Você vai ter seu negócio próprio em um modelo solidamente testado e comprovadamente rentável.
Quanto ao perfil, o novo franqueado precisa ter espírito empreendedor. Você estará entrando em um segmento onde trabalha-se muito, mas de forma muito organizada e planejada. Como já somos uma franquia consolidada e experiente, você terá todo suporte e com chance praticamente certeira de sucesso em seu negócio próprio.
Ainda, para ser um franqueado Bella Capri é desejável que o candidato possua habilidade comercial e administrativa, além de outras características como: gostar do segmento de alimentação, confiar no sistema empresarial de franquias, ter senso de organização e espírito empreendedor, além de ter tempo para se dedicar ao negócio. Em resumo: é preciso ser determinado e ter vontade de vencer.