O comportamento do consumidor dita os rumos do mercado. Prova disso é que agora, com a retomada da rotina das atividades presenciais, tanto de trabalho quanto sociais, empresas nascidas na pandemia redirecionam seus produtos. No segmento da alimentação, a Sabores do Nonno, marca de massa artesanal cozida e congelada que iniciou suas atividades na garagem de uma casa em Agudos, a 310km de São Paulo, em pleno lock down, com pratos tamanho família para serem finalizados no forno, agora aposta em refeições individuais que ficam prontas em poucos minutos no micro-ondas.
A empresa, que cresceu rapidamente e hoje é franqueadora com 82 unidades em três Estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, acaba de lançar uma linha de refeições rápidas. “A Sabores do Nonno Gourmet é a mesma massa que nos levou a crescer rapidamente, uma massa premium, que agora é vendida em potes menores já com molho. Atende muito bem quem faz as refeições no ambiente do trabalho e conta apenas com micro-ondas e também quem voltou para a rotina casa/escola”, explica Cadu Moura, empresário criador da marca e das receitas das massas.
Aliás, o mercado de franchising está em ritmo de recuperação alavancado pela retomada das atividades presenciais. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), demonstra que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre desde ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Logo atrás de turismo, moda, entretenimento e casa e construção, alimentação foi o segmento com melhor desempenho: 12,8% de expansão no acumulado de 12 meses (segundo trimestre de 2021 a primeiro trimestre de 2022 na comparação com segundo trimestre de 2020 a primeiro trimestre de 2021).
A Sabores do Nonno, em seu rápido crescimento em franquias, está em total consonância com outra atual característica do franchising encontrada pela pesquisa da ABF: o avanço das operações nos formatos mais enxutos, de menor investimento. Enquanto em 2020, as franquias home based representavam 7,1% do total das
unidades das redes pesquisadas, em 2021 eram 10,3% e em 2022 subiram para 14,8%. “Apenas 10% das nossas mais de 80 franquias são físicas. O restante é home based, que entrega nossos produtos ao cliente via delivery”, afirma Cadu ao lado do sócio Carlos Alberto Zanirato, o Cacá.
Faturamento
Com unidades espalhadas por todo Interior de São Paulo, Capital e algumas cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Cadu espera seguir ampliando as vendas e as franquias na casa de 5% ou 6% ao ano e chegar a outras regiões do Brasil e já com planos de alçar voos maiores. “Iniciamos negociações para termos também franquias em Portugal e Estados Unidos”, comenta ele. Em 2021, a empresa faturou R$ 1 milhão e a expectativa para este ano são R$ 5 milhões.
Atualmente, a empresa trabalha com nove tipos de massas – nhoque tradicional, nhoque recheado, canelone, rondelli, sofioli, conchiglione, lasanha presunto e queijo, lasanha vegetariana e lasanha bolonhesa – e três molhos – ao sugo, branco e bolonhesa. Por mês, vende cerca de 27 toneladas de massa. Conta com uma fábrica em Agudos, onde foi fundada, outra em Araraquara e Centros de Distribuição (CDs) em Olímpia e Bananal, todas cidades do Interior de São Paulo.
“Nascemos na pior crise mundial. Lancei a Sabores do Nonno em maio de 2020 na garagem da minha casa, em Agudos, numa cidade de 37 mil habitantes. Em pleno período em que praticamente tudo estava fechado, vendemos muito. De maio a dezembro, vendemos três toneladas de massa. Expandimos e partimos para o franchising para ganhar escala. Já somos a maior rede de massa artesanal do Brasil e vamos seguir expandindo”, planeja Cadu.
Batata holandesa no nhoque
O carro-chefe da Sabores do Nonno é o nhoque recheado com quatro queijos. A qualidade superior da massa Cadu atribui à batata em flocos usada na receita. “O nhoque é feito com ovos, batata holandesa em flocos e pouca farinha. É essa batata que garante uma massa mais macia e homogênea, sem grumos e porosidade”, explica Cadu. Mas para chegar às massas aprovadas pelo mercado que levaram a Sabores do Nonno saltar de uma empresa de garagem para uma franquia de destaque no segmento de alimentação, muitos ajustes foram necessários nas receitas assim como a aquisição de equipamentos que ajudam na qualidade final.
“Nossas massas têm qualidade superior – e o consumidor rapidamente percebe isso – porque partimos de uma boa receita, usamos ingredientes de primeira qualidade. E nas nossas cozinhas temos equipamentos modernos, que não deixam a massa congelada com cristais”, acrescenta.
Receita de família
A Sabores do Nonno foi fundada em 2020, mas Cadu havia idealizado a marca e iniciado os testes das massas antes, há seis anos. Ele, que se autodenomina bom de garfo e um autoditada na cozinha, conta que se baseou nas receitas do caderno de família, de sua nonna. “Minha família é uma mistura de portugueses e italianos. E tenho muitas lembranças da infância com todos reunidos em torno de muita comida boa, da minha nonna fazendo doce no tacho. São essas referências que busco colocar nas receitas que recriei”, completa.