Roça vira moda e impulsiona novos negócios

A roça está na moda. Basta notar a proliferação de cafés em propriedades rurais que oferecem para quem mora na cidade a experiência nostálgica da vida no campo. É o caso também da Riquezas da Roça, loja em forma de quiosque que leva delícias e utensílios rurais para o público de shopping center. Criada há cinco anos, a marca possui 3 unidades no interior de São Paulo. Com o sucesso, os sócios decidiram expandir e franquear o modelo de negócio.

O investimento é a partir de R$ 139 mil, com faturamento médio de até R$ 70 mil (dependendo da cidade ou da localização do ponto dentro do shopping). “O retorno gira em torno de 12 a 18 meses, um período relativamente curto”, afirma Marcos Silva, idealizador da marca juntamente com a esposa e sócia Lígia Barretto.

Os criadores oferecem ao franqueado todo suporte para montagem da estrutura do quiosque, que tem 10 m² e é produzido em madeira com luzes de LED acopladas e vitrine espelhada; além de consultoria para a escolha do ponto, estoque, indicação de fornecedores e treinamento de funcionários.

O quiosque oferece doces caseiros, queijos frescos, cachaças e cervejas artesanais, pimentas, vinhos, temperos e utensílios de cozinha, como facas, canivetes, tábuas e coadores de café em madeira, além de objetos de decoração, sempre voltados à temática vida na roça. “O sucesso da marca se deve ao fato de permitir aos mais antigos uma viagem no tempo, às suas origens, e, aos mais jovens, a oportunidade de conhecer os sabores encontrados somente no campo”, conta Lígia.