O franchising brasileiro faturou R$ 91,432 bilhões no primeiro semestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O segmento que mais cresceu no período foi o de saúde, beleza e bem-estar, que registrou um aumento de 16,9% na receita, na comparação com o mesmo período de 2021. Nesse cenário promissor, a maior rede de franquias especializada em ortodontia do País, a OrthoDontic, que tem 320 unidades no Brasil, sendo 49 no Interior de São Paulo, mantém um arrojado plano de expansão no Estado. Até o fim de 2023, a marca planeja ter 30 novas unidades no Estado de São Paulo.
Uma das regiões mais relevantes para a marca expandir é na região de Rio Claro. Com cerca de 208 mil habitantes, a cidade ocupa a 117ª posição no Ranking de Competividade dos Municípios Brasileiros. Em 2022, Rio Claro subiu 103 posições em relação ao ranking do ano anterior. Conforme o Ministério da Economia, até agosto de 2022 houve registro de 96 novas empresas em Rio Claro – em todo o ano anterior, foram registradas 20 empresas.
Segundo Cláudia Consalter, uma das sócias da OrthoDontic, o movimento de expansão da companhia comprova o quanto as organizações estão investindo em Rio Claro por acreditarem no seu potencial. “As pessoas estão cuidando cada vez mais da saúde, tornando o setor um grande potencial econômico para quem deseja investir na cidade”, comenta.
Até o fim de 2023 a rede prevê abrir uma unidade de 200 metros quadrados na cidade, com a geração de pelo menos nove empregos. Atualmente, a Orthodontic tem 12 unidades em implantação no Interior Paulista e, além de Rio Claro, também pretende marcar presença nos mercados de Campinas, Americana, Valinhos, Sumaré e Mogi Mirim, entre outras importantes cidades do Estado.